| A secretaria que trata de assuntos de vida e morte ganhou uma arma inédita ontem: a fé. Às 9h, em seu primeiro ato, o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, rezou de mãos dadas com servidores.
A solenidade religiosa no saguão de entrada do gabinete, no oitavo andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), é a primeira marca de uma gestão na qual valores éticos e o respeito às instituições devem ser cultuados. A cada começo de semana - como já fazia na Polícia Federal, onde era superintendente -, Mallmann vai convidar colaboradores para a chamada "pausa para reflexão semanal" por cinco minutos.
Ontem, foram 25 minutos de ritual, com a participação de 90 dos 180 funcionários da SSP.
- Não existe em nossa vida situação mais forte do que a oração, que é nosso escudo. Todos nós temos Deus dentro de nós, ele é nossa consciência. O maior infrator, quando deita, sabe o que cometeu, a consciência o chama - falou.
Em seguida, recordou uma história contada por um chefe de polícia norte-americano:
- Nunca estamos sozinhos. Sempre são três a saber o que aconteceu: nós, nossa consciência e Deus.
Mallmann explicou o ritual aos servidores, afirmando que pretende implantá-lo na SSP, respeitando a crença de cada um. Leu um pequeno texto, o mesmo que será repetido todas as semanas, e passou a palavra a um convidado, o pastor batista Daniel Silva. O religioso leu salmos da Bíblia e comentou:
- Este momento está registrado na eternidade.
Mallmann sugeriu uma oração silenciosa, seguida pelo Pai-Nosso, momento em que todos se deram as mãos. Um servidor pediu baixinho:
- E que não atrasem os salários. Amém!
O momento foi saudado com aplausos, e o secretário encerrou o ato lendo uma mensagem de motivação para o trabalho. Toda semana haverá uma nova. Por sugestão de Mallmann, os funcionários se cumprimentaram desejando uns aos outros uma boa semana.
Mallmann e o pastor foram cumprimentados pelos servidores. Começava ali o primeiro dia de trabalho oficial do delegado federal na SSP.
| O que o secretário leu na solenidade de ontem |
| Texto 1 |
| "Pedimos que a semana comece bem e se encerre melhor ainda. Que seja cheia de concórdia, dedicação e empenho. Que cada um tenha plena consciência de suas funções, desempenhando-as da melhor maneira possível, porque precisamos uns dos outros, para que o nosso trabalho tenha pleno êxito. |
| Que todo ódio, mágoa, ira, inveja, incompreensão e falatórios em vão sejam banidos de nossa vida. Que haja harmonia e entendimento em cada setor. Que aprendamos a conviver com nossas diferenças, respeitando e amando ao nosso próximo como a nós mesmos e que nossos lares estejam sempre em paz, para que os nossos relacionamentos não sejam de forma nenhuma afetados, livrando-nos de todo peso e preocupação, para que o nosso trabalho desta semana seja sempre produtivo e possa fluir positivamente. Que as nossas palavras sejam de incentivo mútuo e que a nossa vida seja um exemplo para os outros." |
| Texto 2 |
| "A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida. |
| Nesta semana, gostaria de perguntar a você e a seu pessoal como vai o seu entusiasmo? Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua instituição, pela sua atividade, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você. Você verá a diferença. Boa semana a todos. Sucesso!" |
ADRIANA IRION
|