Por Daniel Germano / Presidência
|
Hora: 20:34 Data: 13/11/2004
|
| Marcos Eifler |  | | Feira acontece até o dia 21 de novembro, no Parque dos Imigrantes, em Lajeado |
O presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado João Fischer (PP), participou nesta sexta-feira (12) da abertura oficial da Expovale 2004, que vai até o próximo dia 21 de novembro, no Parque dos Imigrantes, em Lajeado. A solenidade contou com as presenças do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, dos secretários estaduais da Agricultura, Odacir Klein, dos Transportes, Alexandre Postal, do chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, além dos deputados estaduais Elmar Schneider (PMDB) e Luís Fernando Schmitt (PT), prefeitos, vereadores, empresários e autoridades da região.
Em seu discurso, o deputado disse que a qualidade do evento é o retrato da importância econômica da região do Vale do Taquari. “Esta é uma região de fundamental contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado. As empresas daqui geram oportunidades de emprego para milhares de pessoas, gerando riqueza, bem-estar social, dignidade e cidadania”. Em sua 14ª edição, a Expovale abriga 359 estandes e 300 expositores das áreas agroindustrial, de alimentos, de caminhões, máquinas e implementos agrícolas, moveleira e automotiva, entre outras. A expectativa é de um público de 150 mil pessoas, e volume de negócios até 40% superior ao da edição anterior, que chegou a R$ 13 milhões.
Antes do evento, Fischer visitou as dependências do centro universitário Univates, inaugurado há cinco anos em Lajeado e que hoje já conta com 36 cursos de graduação, 18 de pós-graduação, sete cursos técnicos e 8,5 mil alunos de todo o Vale do Taquari. Na oportunidade, o deputado defendeu a adoção de projetos de estímulo à integração regional, com a participação ativa das instituições de ensino e prefeituras locais. “Os resultados positivos e duradouros para a região são construídos através de trabalhos conjuntos. O grande desafio daqui pra frente é o de articular políticas e estratégias de parceria entre universidades e municípios para que todas as comunidades alcancem o crescimento econômico e social de forma sustentável”, explicou.
Paquetá Pela manhã, o parlamentar visitou a unidade da empresa Paquetá, em Teutônia. Ex-funcionário da companhia na fábrica de Sapiranga, Fischer trabalhou no setor por 22 anos, entre 1973 e 1995. “Fico muito feliz de ver que nosso setor está em franco desenvolvimento. Isso me estimula ainda mais para que continue lutando a favor da desoneração de impostos sobre o setor produtivo e pela geração de mais oportunidades de emprego e renda para todos”, finalizou.
A unidade de Teutônia é a única empresa de calçados do Brasil licenciada para produzir linhas de tênis da marca alemã Adidas, conquista obtida em julho de 2002. Segundo o gerente da unidade, Elton Rheinheimer, a produção gira em torno de 6 mil pares por dia - 45% é vendida no Brasil e 55% é exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai. Ao todo, a Paquetá emprega 780 funcionários efetivos e 560 terceirizados, que trabalham em áreas como corte, costura, montagem e embalagem.
Um dos fatos mais curiosos é a ausência de sujeira no chão da fábrica. A fórmula é simples. Cada funcionário é responsável pela limpeza de seu local de trabalho. “Como a tarefa é delegada a cada um, o ambiente é sempre limpo. Parece um hospital”, brinca o deputado. A companhia ainda possui refeitório exclusivo para os funcionários, com pratos balanceados – elaborados conforme orientação de nutricionistas - e baratos: R$ 0,68 por refeição.
A saúde dos trabalhadores também é uma preocupação constante da direção da empresa. Atualmente, 80% da produção é feita com a utilização de cola à base de água, em substituição à tradicional substância química encontrada nas sapatarias.
|
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembléia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
|