Portal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Escola do Legislativo inova com Plataforma do Conhecimento e aulas ministradas por servidores


A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan fechou o ano de 2018 com seu planejamento executado na plenitude, com destaque para a realização de cursos gratuitos ministrados por servidores da Casa e abertos ao público em geral, e a implementação da Plataforma de Conhecimento.

Espetáculo musical vai assinalar os 200 anos do Solar dos Câmara


Teixeirinha Filho e Teixierinha Neto farão show comemorativo aos 200 anos do Solar dos Câmara

A Assembleia Legislativa realiza no dia 16 de janeiro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone, espetáculo musical com Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto. O evento, com entrada franca, encerra a programação do Legislativo alusiva à passagem dos 200 anos do Solar dos Câmara.

Procuradoria da Mulher se consolida como espaço de produção de conhecimento


Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa promove o seminário Educação Sem Preconceito

Instituída em 15 de maio de 2015, por meio da Resolução de Mesa 1331, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa se consolidou não apenas como um espaço de acolhimento de denúncias, mas de reflexão, produção e disseminação de conhecimento.

Plenário apreciou 201 matérias no último ano da legislatura


Sessão Plenária

De fevereiro a dezembro de 2018, o plenário da AL apreciou 201 matérias em 25 sessões deliberativas. Foram aprovadas 197 proposições, duas foram rejeitadas, um veto foi aceito e outro foi derrubado pelo plenário.

Novo layout dos portais e transmissão da programação da TV AL no YouTube foram ações na Comunicação


O novo layout do portal da AL e a transmissão ao vivo da programação da TV AL pelo YouTube foram alguns dos destaques da Superintendência de Comunicação e Cultura durante 2018. A primeira edição da Feira Literária do Parlamento gaúcho também foi uma das principais ações do setor.

Pesquisa de Notícias
Termo
Período
   


 
Pedro Ruas ocupou a primeira cadeira conquistada pelo Partido Socialista e Liberdade (PSOL) na Assembleia Legislat ...
Coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-386 e ex-presidente da CPI dos Pedágios, o deputado Gilmar Sossella (PDT) se reuniu nesta quinta-feira (10), em Brasília, com o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.
Evitar com que milhões de toneladas de lixo sólido cheguem aos rios e oceanos e contribuir para a preservação do meio ambiente. Este é o objetivo do Projeto de Lei 200/2018, de autoria do deputado Gilmar Sossella (PDT), que dispõe sobre a o ...
Acompanhado do vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Nestor Bonfanti, e do presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck, o deputado Elton Weber (PSB) entrego ...
 
A reforma do Código de Ética Parlamentar pautou os trabalhos deste ano da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia, conduzida no âmbito da Subcomissão que tratou do assunto. A Subcomissão foi formada pelos deputados Sérgio Turra (PP), relator, Juliano Roso (PCdoB) e Marlon Santos (PDT).
A chamada PEC da Morte, que determina o congelamento dos gastos na saúde por 20 anos, foi apontada por deputados, especialistas e militantes sociais como uma das principais causas da crise do setor. O tema foi debatido em quase todas as reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente em 2018.
A implantação das placas Mercosul de Identificação de veículos, a instalação de Free Shops nas cidades-gêmeas de fronteira e a construção do corredor bioceânco Central foram os temas mais debatidos pela Comissão do Mercosul e Assuntos internacionais, neste ano.
Atuando há 38 anos como espaço de denúncia de violações de direitos, a CCDH teve como demanda principal em 2018 o tema da violência nas 29 reuniões ordinárias e dez audiências públicas. A violência contra a mulher liderou os debates e ações da comissão.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30