COMISSÃO
Governo investirá R$ 220 mi em capacitação profissional
Cibele Carneiro | Agência de Notícias - 11:25 - 24/10/2005
Anúncio foi feito na Comissão para a Instalação do Pólo Naval na Região Sul
Anúncio foi feito na Comissão para a Instalação do Pólo Naval na Região Sul

O governo federal deverá investir, até 2007, R$ 220 milhões na capacitação de 70 mil profissionais para a área naval. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (24) pelo coordenador do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), José Renato Ferreira de Almeida, na reunião da Comissão de Representação Externa para a Instalação do Pólo Naval na Região Sul, coordenada pela deputada Miriam Marroni (PT).

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcelo Mutra, informou que o lançamento oficial das ações ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, na Bahia, durante o 3o Fórum Nacional do Prominp. Na ocasião, será inaugurado o portal do Prominp e abertas as inscrições para os interessados em cursar gratuitamente os cursos de capacitação profissional. A escolha dos candidatos será feita por seleção pública a cada seis meses. "O objetivo do programa é tornar o Brasil auto-suficiente em recursos humanos para atuação na área, já que temos apenas 20 mil 500 profissionais qualificados", destacou.

O coordenador do Prominp revelou que o governo federal, em parceria com universidades, criará 600 cursos e 3mil 600 turmas em todo o País até 2007. No Rio Grande do Sul, serão implantados pelo menos 74 cursos e 280 turmas, qualificando mais de cinco mil alunos. "Cerca de 8% dos profissionais brasileiros serão capacitados no RS. Mas este número pode aumentar, já que os contratos para a construção de navios da Transpetro ainda não foram fechados", explicou Almeida, acrescentando que o levantamento no Estado levou em conta apenas construção do gasoduto Uruguaina/Porto Alegre, três novas unidades da Refap e a Plataforma 53 (P-53) em Rio Grande.

A deputada Miriam Marroni elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo federal, salientado que a comissão continuará acompanhando a execução do trabalho de qualificação de mão-de-obra, além das demandas da Transpetro e as negociações para a duplicação da RS-392.

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30