TURISMO RURAL
Investidores apostam no setor para geração de renda
Marcela Santos | Agência de Notícias - 08:35 - 30/03/2006
Evento reuniu representantes diversos municípios
Evento reuniu representantes diversos municípios

Linhas de crédito, investimentos e valorização do setor foram os temas apresentados na tarde de quarta-feira (29), no 1º Simpósio sobre o Turismo Rural, promovido pela Comissão Especial do Turismo Rural, coordenada pelo deputado Aloisio Classmann (PTB). Para o parlamentar, o encontro foi determinante na disseminação do segmento. "Ouvimos as dificuldades, conhecemos as possibilidades de investimentos e as potencialidades do interior do Estado. Agora buscamos transformar a realidade, dando condições de emprego e renda aos agricultores que vivem na colônia. Os debates hoje realizados abriram novas perspectivas", avaliou. Após o encontro, Classmann, acompanhado de representantes do setor, visitou o presidente do Parlamento, deputado Fernando Záchia (PMDB), para propor que a comissão assuma caráter permanente.

As formas com que as agências podem financiar as atividades dos pequenos e médios empresários foram apresentadas pelo representante do Banco do Brasil (BB) José Antônio Sobrinho. De acordo com Sobrinho, o BB já financiou 584 projetos, quantia que ultrapassa os R$ 16 milhões. "O turismo é uma atividade de risco, que precisa ser muito trabalhada, mas acreditamos no setor e continuaremos apoiando o segmento", afirmou.

O instrutor da Caixa Econômica Federal, Ricardo Culau, afirmou o interesse da instituição em participar de projetos de turismo, considerando o universo de crescimento que o setor pode trazer para o Estado. "Apesar de trabalharmos mais com crédito urbano, observamos uma perspectiva muito boa de trabalho rural. Incentivando esta área, expandimos nossa participação no mercado, gerando emprego e renda para a sociedade como um todo", assegurou.

Questões como um bom planejamento e a colaboração da sociedade foram defendidas pelo gerente da Caixa-RS, Maureci Bergler. "Por suas características é muito difícil criar um pólo de atração, com um investimento isolado. Precisamos do envolvimento de produtores, investidores, prefeituras e sociedade, e a comissão tem esse papel de integrar", salientou. Bergler lembrou que, mesmo não tendo um volume de operações expressivo em relação aos investimentos, sempre que demandada, a Caixa apoia o empreendimento.

O diretor do BRDE, João Francisco Sattamini, explanou sobre a tradição do banco em investir nesta área. "Mesmo conscientes das restrições do setor rural, não deixamos de investir nas belezas naturais não somente no Rio grande do Sul, como também em outros estados", comentou. De acordo com ele, o turismo rural pode trazer excelentes resultados se for efetivamente implementado, a partir de ações integradas entre os setores público e privado. A diretora do Sebrae, Vânia Fernandes, falou das características do turismo rural, infra-estrutura, estratégias e parcerias.

Os resultados e as sugestões apresentados durante o evento irão compor o relatório final da comissão, que deve ser entregue no próximo 3 de abril. Segundo o parlamentar, a intenção é que esta modalidade de turismo se torne uma nova alternativa econômica no Estado. "Queremos buscar o debate permanente deste tema na Assembléia Legislativa, porque muito ainda precisa ser feito nesta área", disse Classmann.

Ações no Turismo
Pela manhã, o secretário estadual substituto do Turismo, José Heitor Gularte, apresentou as ações da atual gestão, que além de ampliar investimentos em turismo, também promoveu ações específicas para o turismo rural. O secretário de Turismo de Caxias do Sul, Daniel Guerra, também apresentou dados sobre sua pasta, e afirmou que, para o setor ter êxito, é preciso que os municípios descubram o diferencial competitivo que possuem.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30