COMISSÃO
Aprovado relatório da Comissão do Turismo Rural
Cibele Carneiro | Agência de Notícias - 12:06 - 30/03/2006
Ao todo, foram quatro meses de trabalhos
Ao todo, foram quatro meses de trabalhos

O relatório final da Comissão Especial do Turismo Rural foi aprovado, por unanimidade, no final da manhã desta quinta-feira (30). Ao todo foram quatro meses de trabalho, que incluiu uma visita técnica a Portugal, reuniões em Pelotas e Caxias do Sul, a realização do 1º Simpósio de Turismo Rural e a produção de um documentário mostrando as potencialidades turísticas da Região Celeiro e da Grande Santa Rosa. Após a votação em plenário, o documento será encaminhado às autoridades competentes.

O relator, deputado Márcio Biolchi (PMDB), concluiu que o desenvolvimento do turismo rural no Estado depende de pelo menos dois fatores: melhoria dos acessos às áreas turísticas e fomento de meios de financiamento para o setor, principalmente em relação à infra-estrutura. Biolchi também sugeriu que, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, seja criada na Assembléia Legislativa a Comissão Permanente do Turismo Rural. "O Poder Legislativo tem o dever de ser propositivo, provocar a comunidade e incitá-la na construção de soluções", afirmou.

Segundo o presidente da comissão, deputado Aloísio Classmann (PTB), o turimo rural pode se tornar um dos vértices do desenvolvimento local, caso haja integração e sustentabilidade. Ele entende que alavancar o setor significa estancar o êxodo rural e garantir outra alternativa econômica para os agricultores e seus filhos. "’Os governos federal, estadual e municipais precisam desenvolver políticas públicas para o turismo rural, cuja potencialidade de empregos diretos chega a 50 mil apenas no Rio Grande do Sul", salientou.

Também participaram da reunião os deputados Reginaldo Pujol (PFL), Marco Peixoto (PP), Adilson Troca (PSDB), Gerson Burmann (PDT), Frei Sérgio e Dionilso Marcon, do PT.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CONTRIBUINTE E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30