SUBCOMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Lançada proposta de criação de Conselho de Formação, Empregabilidade e Desenvolvimento
Euclides Bitelo - MTB 11377 | Agência de Notícias - 14:26 - 08/06/2011 - Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373

Presidida pela deputada Marisa Formolo (PT), a Subcomissão para tratar da Educação Profissional no RS realizou sua primeira reunião de 2011 na manhã desta quarta-feira (8). A principal discussão girou em torno da criação de um Conselho de Formação, Empregabilidade e Desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul. A proposta tem o intuito de constituir propostas de políticas públicas, formação e emprego, que segundo a presidente da subcomissão “são fatores relevantes para o desenvolvimento sustentável e para o mundo do trabalho”.

A partir de hoje, até a próxima reunião a ser realizada no próximo dia 22, às 17 horas, os participantes irão reunir materiais para que a proposta seja criada. Antes porém, audiências públicas com participação de representantes governamentais, da educação e da sociedade civil devem ser organizadas. “Precisamos nos debruçar sobre o tema, pois mesmo com uma rede profissionalizante ampla, as empresas seguem reclamando de falta de mão de obra. Precisamos ir além, e ver onde estamos errando”, declarou o diretor do departamento de trabalho da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luiz Müller. Representante da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil no Rio Grande do Sul, Harlei Antônio Noro, disse que o grande problema é que a educação profissionalizante “está sempre correndo atrás do problema. Precisamos de um estudo que antecipe as necessidades”, disse.

Participaram da reunião o deputado Alceu Barbosa (PDT), além de representantes dos gabinetes dos deputados Daniel Bordignon (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Ana Affonso (PT) e Alexandre Lindenmeyer (PT). Também estavam representados a Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC-RS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Riograndense (IFSUL), o Serviço Nacional de Ensino Rural (SENAR-RS) e a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30