MULHERES NA POLÍTICA
Stela apresenta projeto da Procuradoria da Mulher para grupo de parlamentares gaúchas
Dica Sitoni - MTE 5711 | PT - 18:05 - 04/05/2015

A vice-líder da bancada do PT na Assembleia, deputada Stela Farias, participou nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, de reunião que definiu o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, em Porto Alegre, coordenada pelo Senado e pela Câmara Federal. No evento, programado para o próximo dia 25 e que terá a presença da titular da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB), Stela vai apresentar seu projeto de lei que cria a Procuradoria Especial das Mulheres na Assembleia gaúcha. “A Procuradoria tem por finalidade a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, empoderamento e representação das mulheres e o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra as mulheres”, enfatiza a deputada.

Segundo ela, a Procuradoria vai preencher o vazio deixado com a extinção, pelo governo Sartori, da Secretaria Especial de Política para Mulheres, criada no governo Tarso. “O RS está na contramão de todos movimentos organizados no País para a ampliação da participação das mulheres na política”, pondera Stela. Este é o objetivo da campanha Mais Mulheres na Política, lançado em nível nacional e capitaneado, aqui no estado, pela senadora Ana Amélia Lemos (PP) e pela deputada federal Maria do Rosário (PT), que apresentaram o projeto na reunião, que teve a participação do presidente da Casa, Mauro Pinheiro (PT), de vereadoras, líderes de movimentos em defesa dos direitos das mulheres e de setoriais de partidos.

O movimento Mais Mulheres na Política visa estabelecer, por meio de emenda ao projeto de Reforma Política, o mínimo de 30% de participação do gênero minoritário nas casas legislativas. “Hoje, embora o número de eleitores mulheres e homens se equivalham, o número de mulheres eleitas não chega a 10%. Isto é uma distorção que precisa ser corrigida”, defende a deputada Maria do Rosário, apoiada por Stela, que também tem projeto de lei que estabelece a paridade na formação dos conselhos da administração direta e indireta do estado, incluindo autarquias, sociedades de economia mista e fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30