SUBCOMISSÃO DO USO ESTRATÉGICO DA ÁGUA
Parlamentares e entidades debatem a gestão de recursos hídricos
Luiz Osellame - MTE 9500 | Agência de Notícias - 15:15 - 14/05/2015 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcos Eifler
A Subcomissão para tratar do Uso Estratégico da Água na Agricultura, que tem  como relator o deputado Sérgio Turra (PP), realizou reunião na manhã desta quinta-feira (14) para ouvir entidades gestoras da água e representantes de entidades. A subcomissão vai coletar informações que contribuam para o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o setor e para a preservação da água.
 
Valéria Vaz, representante do Comitê de Bacias Hidrográficas, relatou que o objetivo do comitê é justamente auxiliar na resolução dos conflitos da água. Ela explicou que no Rio Grande do Sul a água é utilizada em 88,6% para a irrigação, 5,4% para abastecimento humano, 3,3% no uso industrial e 2,7% na criação de animais. "A missão dos comitês é zelar pela quantidade e qualidade dos recursos hídricos", reafirmou.
 
O representante da Fiergs, Tovaldo Marzolla Filho destacou que a entidade monitora com atenção as questões que envolvem a água, que será um diferencial competitivo e que a segurança hídrica será um dos grandes desafios mundiais.
 
Francisco Meirelles, representante do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, salientou que em um estado que possui na agricultura a sua principal matriz econômica, não pode deixar de debater a questão que envolve o uso consciente e racional dos recursos hídricos. Ele solicitou aos parlamentares agilidade na apreciação dos Projetos de Lei 109 e 117 de 2015, que tramitam na Casa, e que tratam de questões relativas a recursos hídricos.
 
Renato Caiafo da Rocha, representante do Instituto Rio-grandense do Arroz, relatou que a primeira barragem para armazenamento de água foi construída em Cachoeira do Sul em 1940, já demonstrando a preocupação com o tema que agora se debate em uma subcomissão. Ele salientou que com o passar dos anos foi sendo aperfeiçoado o sistema de uso racional da água na orizicultura sem afetar a produtividade.
 
Presenças
Também participaram da reunião o deputado Elton Weber (PSB) e representantes da Farsul e Corsan.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Subcomissão do Uso Consciente e Estratégico da Água na Agricultura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30