BALANÇO 2018
Comissão propõe reforma do Código de Ética Parlamentar
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:00 - 09/01/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Comissão aprovou proposta de reforma do Código em reunião no dia 18 de dezembro
Comissão aprovou proposta de reforma do Código em reunião no dia 18 de dezembro

A reforma do Código de Ética Parlamentar pautou os trabalhos deste ano da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa, conduzida no âmbito da subcomissão que tratou do assunto. A subcomissão foi formada pelos deputados Sérgio Turra (PP), relator, Juliano Roso (PCdoB) e Marlon Santos (PDT). O relatório foi aprovado pela Comissão em dezembro, na última reunião do ano. Para entrar em prática, entretanto, a proposta ainda precisa ser aprovada em plenário.

A subcomissão promoveu cinco reuniões ao longo do ano, bem como uma série de visitas técnicas: aos Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como à Advocacia-geral do Senado, em Brasília, a fim de trocar experiências e buscar modelos de procedimentos.

A reforma buscou estabelecer regras mais claras, especialmente no processo de cassação. Vários artigos foram alterados para definir, por exemplo, quem poderá deflagrar o processo disciplinar, e garantir que o advogado de defesa possa falar nas reuniões da Comissão. O documento também definiu que as sindicâncias não serão mais conduzidas por uma subcomissão, mas pelo corregedor. As licenças de saúde só serão aceitas se concedidas por uma junta médica, e a coleta de prova testemunhal poderá ser feita por videoconferência.

Outra alteração proposta diz respeito ao nome do grupo técnico e do próprio Código de Ética, que passariam a denominar-se “Comissão de Ética e Decoro Parlamentar” e “Código de Ética e Decoro Parlamentar”.

Composição
Integram a Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa, como titulares, os deputados Juliano Roso (PCdoB), presidente; Fábio Branco (MDB), vice-presidente, Ciro Simoni (PDT), corregedor, Enio Bacci (PDT), Sérgio Turra (PP), Jeferson Fernandes (PT), Stela Farias (PT), Álvaro Boessio (MDB), Pedro Westphalen (PP), Aloísio Classmann (PTB), Lucas Redecker (PSDB) e Catarina Paladini (PR).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Ética Parlamentar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30