Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo
Comissão prepara audiência pública sobre desabastecimento de energia elétrica no meio rural
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 10:00 - 14/03/2019 - Foto: Vinicius Reis

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa (CAPC) definiu para o início de abril a realização de audiência pública para tratar da precariedade do fornecimento de energia elétrica no meio rural do RS. A decisão foi tomada durante reunião do colegiado ocorrido na manhã desta quinta-feira (14). No dia sete deste mês a CAPC aprovou requerimento de audiência sobre o tema.

O agendamento da data e do local estão a cargo da secretaria do órgão técnico, em conjunto com outras duas comissões permanentes do parlamento gaúcho. As comissões de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa e Segurança e Serviços Públicos também aprovaram, nesta semana, requerimentos similares sobre o assunto. Nas comissões de Agricultura e Serviços Públicos os requerimentos foram apresentados pelo deputado Edson Brum (MDB) e na comissão de Defesa do Consumidor a solicitação foi protocolada pelo deputado Elton Weber (PSB).

Ambos os deputados argumentam que as frequentes interrupções de energia elétrica e a demora para o reestabelecimento do serviço causam prejuízos a agricultores e produtores rurais em diversas localidades. Para Elton Weber o problema é recorrente e engloba desde envelhecimento de redes de transmissão até a baixa capacidade de investimentos das empresas prestadoras de serviços, passando pelo déficit em equipes de manutenção. Edson Brum falou a respeito das perdas dos produtores de leite em diversas localidades gaúchas, prejudicadas pela falta de energia elétrica.

O presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP) lamentou que a bancada federal gaúcha não tenha priorizado, com emendas, recursos para investimentos para o suprimento de energia elétrica no meio rural. Brito destacou que tem buscado em Brasília apoio ao Projeto Energia – a Qualidade que o Brasil Precisa, um programa que viabilize de forma financeira aceitável, o ingresso de energia bifásica e trifásica na propriedade rural.

Participação
Participaram da reunião a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Aloísio Classmann (PTB), Carlos Búrigo (MDB), Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) e Eric Lins (DEM).


 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30