COMISSÕES
Instalada a Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2019/2021
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 13:10 - 26/03/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Em ato solene, nesta terça-feira (26), a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), instalou e deu posse aos titulares e suplentes indicados para a Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2019/2021. A composição do órgão (RDI 9 2019) já havia sido aprovada em plenário na sessão de 12 de março.
 
Por acordo pluripartidário, o deputado Fernando Marroni (PT) foi eleito presidente da comissão e o deputado Sérgio Turra (PP), vice-presidente. Também foi escolhido o deputado Fábio Branco (MDB) como corregedor-geral.
 
Após ser empossado, Marroni destacou que a Comissão de Ética é o órgão destinado a tratar dos temas do convívio entre os parlamentares. Falou da importância da ética, especialmente no atual momento de crise política. "Não há saída para a crise política fora da política, nem há saída para a democracia fora da democracia", afirmou. Também defendeu que a comissão não seja nem um tribunal da inquisição nem um espaço de compadrio entre seus membros.
 
A presidente em exercício ressaltou o papel da Comissão de Ética, garantindo o apoio da Casa para garantir a estrutura necessária para seu pleno funcionamento. "A função da comissão não é só penalizar, mas também mostrar que nesta Casa a ética tem importância fundamental", defendeu Zilá.
 
Presenças
Estiveram presentes os titulares Fernando Marroni (PT), Edegar Pretto (PT), Fábio Branco (MDB), Carlos Búrigo (MDB), Sérgio Turra (PP), Aloísio Classmann (PTB), Dalciso Oliveira (PSB), Fran Somensi (PRB) e Fábio Ostermann (NOVO), além do suplente Giuseppe Riesgo (NOVO).
 
Também compareceram ao ato os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Jeferson Fernandes (PT); o subdefensor público-geral do estado para assuntos jurídicos, Tiago Rodrigo dos Santos; e o secretário-adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Ética Parlamentar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30