SESSÃO PLENÁRIA
Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 16:02 - 15/05/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Issur Koch foi um dos parlamentares a utilizar a tribuna
Issur Koch foi um dos parlamentares a utilizar a tribuna
Confira o resumo dos pronunciamentos dos deputados e das deputadas durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho, desta quarta-feira (15). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões. 

Luciana Genro (PSOL) falou sobre as manifestações contra corte de recursos das universidades que ocorrem hoje (15) em todo o País. “Enquanto, desde cedo, alunos, professores, servidores e pais estão nas ruas para defender as universidades e a educação, o presidente Bolsonaro chama os estudantes de idiotas úteis. Isso, depois do ministro da Educação tentar justificar os cortes dizendo que há balbúrdia nas universidades. Infelizmente, este é o pensamento dos responsáveis pela educação no Brasil”, criticou. O cenário do setor, segundo a parlamentar, é marcado pelo total desmantelamento e pela sistemática perseguição político-ideológica de alunos e professores. “Idiota e inútil é o presidente. Útil apenas para os amigos, financiadores e ideólogos que querem destruir e lucrar com a educação”, disparou a deputada, que defendeu a imediata demissão do ministro Abraham Weintraub.

Em resposta a Luciana Genro, Rodrigo Lorenzoni (DEM) disse que as críticas da parlamentar do PSOL atestam que o presidente Jair Bolsonaro está no caminho certo. “De fato, ele é inútil para a esquerda, o socialismo e o comunismo. Foi isso que a sociedade pediu quando o elegeu”, finalizou.

Issur Koch (PP) repercutiu a audiência pública, promovida ontem (14) pela Comissão de Educação, para tratar da situação das escolas do campo. Na avaliação do progressista, estes estabelecimentos são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por 70% do alimento que chega à mesa da população, e para a sucessão no meio rural. Ele citou estudo que demonstra que, atualmente, um terço das propriedades rurais no Rio Grande do Sul não tem sucessão. “Isso está diretamente relacionado à oferta de ensino, pois a falta de oportunidades nesta área é um dos principais fatores que estimulam o êxodo rural”, apontou. O parlamentar anunciou que a Comissão deverá ativar um grupo de trabalho sobre o tema, que levará ao governo do Estado as demandas das escolas do campo, especialmente, melhorias em sua infraestrutura.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30