ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO
Secretário Ruy Irigaray apresenta planos da pasta para desenvolvimento econômico do RS
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:04 - 12/06/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, afirmou que o papel da Secretaria que comanda é de facilitar a vida de quem quer investir no Estado, especialmente aqueles já instalados no Rio Grande do Sul. A declaração foi feita durante a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, ocorrida na manhã desta quarta-feira (12).

Irigaray acrescentou, ainda, que além do papel de facilitadora, a Secretaria executa as políticas para atração de investimentos no estado. “Um papel muito importante para fazer o nosso Rio Grande crescer, gerando renda e empregos para a população”, destacou.

O secretário anunciou que está elaborando um projeto para atrair investimentos internacionais. “Estamos reunindo uma equipe qualificada de servidores que conhece o mercado internacional para fazer prospecção de possíveis investidores no país e trazê-los para o RS”, disse. Irigaray adiantou que apresentará seu projeto ao governador Eduardo Leite nos próximos dias.

O secretário confirmou que está se reunindo com dirigentes de empresas interessadas em investir no estado. Entre elas ele citou empreendedores nas áreas de bebidas, indústria metalmecânica e celulose. “Diariamente estamos atendendo de duas a três empresas na Secretaria que tem planejamento para investir no RS. Ruy Irigaray afirmou que a principal demanda dos grandes investidores que querem se instalar no estado é a respeito da burocracia estatal. “O estado criou várias amarras legislativas, que impedem a plena eficiência da Secretaria do Desenvolvimento Econômico”, admitiu. Ele adiantou que está elaborando alterações na legislação, junto com o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha.

Os deputados Calos Búrico (MDB), Tiago Simon (MDB), Dalciso oliveira (PSB), Rodrigo Lorenzoni (DEM) e Adolfo Brito (PP), questionaram o secretário sobre turismo, burocracia e isenções fiscais em diversas áreas da economia gaúcha.

Ordem do Dia
No período da Ordem do Dia da reunião, o colegiado aprovou o parecer favorável do deputado Adolfo Brito (PP) ao Projeto de Lei (PL) 445/2011, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), que altera a Lei 12.185, de 21 de dezembro de 2004, obrigando os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado a fixar data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores.

O parecer recebeu sete votos favoráveis e um contrário. Ele foi defendido pelos deputados Eric Lins (DEM), Pedro Pereira, Dalciso Oliveira (PSB), Adolfo Brito, Rodrigo Lorenzoni (DEM), Carlos Búrigo e Eduardo Loureiro. O deputado Fábio Ostermann (Novo) votou contrariamente a iniciativa.

Presenças
Participaram da reunião os deputados Tiago Simon (MDB), presidente, Carlos Búrigo (MDB), Eduardo Loureiro (PDT), Adolfo Brito (PP), Pedro Pereira (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Eric Lins (DEM), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Fábio Ostermann (NOVO) e Vilmar Lourenço (PSL); e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30