PLENÁRIO
Em Grande Expediente, Jeferson presta homenagem ao jornalista Juremir Machado
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 16:15 - 10/07/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender
Jornalista recebeu Medalha e foi homenageado por Jeferson Fernandes no Grande Expediente
Jornalista recebeu Medalha e foi homenageado por Jeferson Fernandes no Grande Expediente

O deputado Jeferson Fernandes (PT) ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (10) para homenagear o jornalista Juremir Machado da Silva. Momentos antes, também por iniciativa do petista, Juremir recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria outorgada pelo Parlamento gaúcho.

Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Juremir assina uma coluna diária no jornal Correio do Povo, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog no mesmo jornal. Além disso, apresenta o Programa Esfera Pública na Rádio Guaíba, junto com a jornalista Taline Oppitz, e participa diariamente dos programas Ganhando o Jogo, Direto ao Ponto e Guaíba News. Além disso, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS e integra o conselho editorial das revistas estrangeiras Societés, Hermès e Esprit Critique.

Juremir também é um escritor, com obras premiadas, como Jango: A vida e a morte no Exílio, agraciado em 2014 com o Prêmio Brasília de Literatura, na categoria Reportagem, e Raízes do Conservadorismo Brasileiro, que recebeu o Prêmio Açorianos, Categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, em 2018.

Comprometimento
Jeferson afirmou que o homenageado não é seu correligionário, mas um cidadão comprometido com os princípios da civilidade e humanidade. Citando o ícone do jornalismo brasileiro Cláudio Abramo, o petista sustentou que, “em tempos de revisionismos absurdos, em que parte da população se fez representar por quem idolatra a própria ignorância e fez da desinformação arma carregada a disparar em mãos inábeis, informar, ensinar e cobrar o respeito a valores e à civilidade pode parecer tarefa revolucionária, mas nada mais é do que o exercício diário do jornalismo”.

Ressaltou que, para quem vive o dia a dia da política, Juremir representa “o contraponto, o sarcasmo, o cara a cara, a boa informação e a capacidade ímpar de associar fatos, compreender a realidade e chamar à responsabilidade aqueles que têm o poder representativo para manter ou alterar uma situação. E, para o cidadão comum, o jornalista encarna a figura de quem consegue definir de forma simples e direta o cenário vigente.”

Jeferson afirmou ainda que, em tempos de atuações parciais, compadrios e camaradagem, nas mais diversas esferas, “no Esfera Pública ninguém é amigo de ninguém, e todos estão a serviço da informação, fazendo com que o debate flua a favor dos ouvintes”. “Em épocas de mitificações, não estamos homenageando nem um santo nem um anjo, mas um profissional com opinião formada e comprometido em ajudar outras pessoas a forma a sua também”.

O petista encerrou seu discurso homenageando outro jornalista, o carioca Paulo Henrique Amorim, falecido na madrugada desta quarta-feira, vítima de infarto. “Juremir e Amorim são dois grandes nomes do jornalismo brasileiro, que têm em comum a coragem”, finalizou.

Os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Peres (PRB), Luciana Genro (PSOL), Mateus Wesp (PSDB), Juliana Brizola (PDT), Frederico Antunes (PP), Paparico Bacchi (PL), Fábio Ostermann (Novo), Gabriel Souza (MDB) e Rodrigo Lorenzoni (DEM), representando suas respectivas bancadas, se somaram à homenagem por meio de apartes.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30