EDUCAÇÃO
Observatório da Educação Pública do RS será lançado na terça, 16 de julho
Marta Resing - MTE 5405 | PT - 15:38 - 12/07/2019 - Foto: Divulgação
Um mapa da rede de educacional do Estado do Rio Grande do Sul será lançado nesta terça-feira, 16 de julho, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), que destaca ser o Observatório da Educação Pública um retrato significativo de uma década, em números e gráficos, da estrutura, salários, investimentos, resultados e programas da educação. O evento será às 9h, no Salão Júlio de Castilhos, primeiro andar da Alergs.
 
Observatório
Conforme Sofia, a intenção do documento é trazer uma radiografia da educação olhando ao longo do tempo para os indicadores e cruzando os dados de maneira a compreender esse fenômeno social, construtor do ser humano, produtor de valores e signos, receptor das nuances da sociedade e promotor do seu desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Aprender a olhar, diz a deputada, a partir de diferentes pontos de vista, "pois um dado só será compreendido e traduzido conforme o lugar de onde vem e as relações que estabelece".
 
A deputada ressalta que os dados darão base para trabalhar as metas da educação para o Estado no segundo semestre, quando será instalado o Fórum Estadual de Monitoramento do PNE (Plano Nacional de Educação). "E daqui um ano publicaremos outro Observatório, a partir desses movimentos, das críticas e sugestões" afirma Sofia exaltando a caminhada da Comissão de Educação nestes primeiros seis meses do ano. "Vamos  fechar o semestre com a realização de mais de 30 audiências públicas e lançando o Observatório da Educação Pública Estadual".
 
"Nosso planejamento e desenvolvimento do trabalho terá, a partir desse diagnóstico, parâmetros mais socializados entre os deputados, as deputadas, os formadores de opinião, os produtores de conhecimento sistematizado nas academias, as comunidades escolares e os órgãos de imprensa, possibilitando reflexões, críticas e proposições a partir de dados comuns, a serem eles mesmos problematizados. Independentemente da estratégia para alcançá-la, todos propugnam seu compromisso com a qualidade de educação e o direito de acesso a ela", destaca a parlamentar.
 
Sofia disse que a Comissão tem olhares multipartidários, multiprofissional e de diferentes interesses e inserções sociais. "Precisamos dar conta de ouvir os autores e as autoras envolvidas nessas áreas, aproximar ideias, acolher demandas, produzir e fiscalizar políticas públicas para tomar posição, quando do voto". Ela informa que o Observatório foi elaborado com dados de diferentes fontes: Secretaria da Fazenda do Estado, a Secretaria da Educação, Secretaria de Planejamento e Gestão, MEC, INEP, Ministério Público, Tribunal de Contas, entre outras instituições.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30