EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E TECNOLOGIA
Comissão aprova projeto que torna Mercado Público patrimônio histórico do Rio Grande do Sul
Sheyla Scardoelli* - MTE 6727 | Agência de Notícias - 12:17 - 10/09/2019 - Foto: Guerreiro
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia aprovou nesta terça-feira (10) o parecer favorável ao Projeto de Lei  (PL) 91 2019, que declara o Mercado Público Central, de Porto Alegre, patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. O projeto é de autoria do deputado Luiz Marenco (PDT) e a relatora foi a deputada Luciana Genro (PSOL).

Relatora do projeto, Luciana comenta que, em sua justificativa, Marenco afirma que o mercado é mais que um simples local de comércio. "É um símbolo de democracia, pluralidade, diversidade, tradições, tolerância e religiosidade. É um bem cultural material que carrega nossa história”.

O deputado Sebastião Melo (MDB) elogiou a iniciativa: “Porto Alegre tem algumas almas, mas a principal alma da cidade é o seu mercado público”. Melo também mencionou que a prefeitura deseja privatizar o patrimônio histórico e que, para isso ocorrer, é necessário um debate mais amplo com os 110 estabelecimentos que lá existem e com a sociedade porto-alegrense. O deputado proponente Luiz Marenco se mostrou contrário à privatização. “Tu não podes privatizar uma história, uma identidade, uma alma”, considerou.  

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre já integra o patrimônio histórico e cultural do município, e é um dos principais pontos comerciais e turísticos da Capital. O prédio abriga 110 estabelecimentos com várias atividades: restaurantes, lancherias, padarias, fruteiras, açougues, peixarias, lojas de artigos para animais, barbearia, entre outras.

Presenças
Presentes no período da ordem do dia da Comissão de Educação os deputados Fernando Marroni (PT), Luiz Marenco (PDT), Sebastião Melo (MDB), Vilmar Lourenço (PSL), Luciana Genro (PSol), Gaúcho da Geral (PSD), e o vice-presidente Issur Koch (PP). Em assuntos gerais houve também a presença da deputada Any Ortiz (PPS).

* Com informações de André Cardoso - estagiário de Jornalismo

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30