ARTIGO
É preciso ser criativo para evoluir
Dalciso Oliveira* | PSB - 11:08 - 04/10/2019

A superação dos problemas da segurança pública mobilizam sociedade civil e agentes públicos. O tema é espinhoso, abre margem para importantes diálogos e exige profunda responsabilidade. A maior delas, em minha ótica, é a contribuição para a solução do problema. O Vale do Paranhana está impactado com o caos carcerário. O presídio regional localizado na área central da cidade de Taquara já ultrapassou em muito a sua capacidade. É um prédio antigo e com problemas em suas instalações. É preciso avançar na solução deste grave problema.

Não há pior cenário do que deixar a população a mercê da criminalidade. São delegacias lotadas, ruas fechadas e policiais fora das ruas tendo que, dia e noite, custodiar presos que não podem ser transferidos por ausência de vagas no sistema prisional gaúcho. Na função de Deputado Estadual não sou um executor, mas um indutor e, neste sentido, busco avançar na construção de um novo presídio regional. Em tempos de pouco dinheiro é preciso ser criativo para evoluir.

Umas das possibilidades que temos é buscar permutar ou ainda vender áreas centrais valorizadas que pertencem ao Estado, para, com estes recursos, podermos construir um presídio regional novo, moderno, amplo e adequado a nossas necessidades. Por óbvio que todas as possibilidades precisam ser estudadas e avaliadas. As cidades de Taquara, Canela e São Francisco de Paula, por exemplo, possuem presídios em áreas centrais, que podem ser envolvidas em negociações deste tipo. Cada área do governo do Estado foi adquirida ou recebida com determinados fins e gravames, caso clássico da área do Km 4, que, aliás, também merece uma solução e atenção mais adequada. Não tem mágica, não tem espaço para oportunismo. Na vida real e na política moderna é preciso buscar soluções.

*Deputado estadual (PSB)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO GRANDE EM PAUTA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30