HOMENAGEM
Pesquisadora da PUC/RS recebe Medalha do Mérito Farroupilha
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 20:11 - 28/11/2019 - Foto: Celso Bender
A cerimônia aconteceu no plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo
A cerimônia aconteceu no plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo

A pesquisadora Ruth Maria Chittó Gauer recebeu, na noite desta quinta-feira (28), a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A homenagem à doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra foi uma iniciativa da deputada Juliana Brizola (PDT). “Homenagear a professora Ruth é trazer à tona a importância de a política andar lado a lado com a academia. É homenagear a educação, que passa por um momento tão difícil, mas que é o caminho para uma sociedade justa e livre”, declarou a parlamentar.

Ruth Maria exerce funções de docência, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), do qual foi uma das idealizadoras e, atualmente, é uma das coordenadoras. Tem como áreas preferenciais de pesquisa a temática da construção do Estado e da identidade a partir das óticas distintas da tradição e da modernidade.

Além de artigos e coletâneas, a pesquisadora tem 25 livros publicados, entre os quais destacam-se Tempo e Historicidades (2016); Constituição e Cidadania (2014); A Fundação da Norma: para além da racionalidade histórica (2011); Memória, Punição e Justiça: uma abordagem interdisciplinar (2011); Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos II (2011); O Pensamento Iluminista Português e a Influência na forma da Intelectualidade Brasileira (2011); O Reino da Estupidez e o Reino da Razão (2006) e A Qualidade do Tempo: para além das aparências históricas (2004).

Ruth afirmou que dedicou 40 anos de sua vida ao ensino superior e lembrou que 538 mestres e doutores passaram pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. “Sem a ajuda de colegas e familiares não teria uma trajetória bem-sucedida. Não se cresce sozinha. Só crescemos com todos”, frisou, lembrando que são os alunos que dão visibilidade ao programa no Brasil e em outros países também.

A cerimônia, que ocorreu no Memorial do Legislativo, contou com a presença de membros da comunidade acadêmica e familiares da homenageada. O professor Fabrício Pozzebom representou o reitor da PUC.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha do Mérito Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30