BALANÇO 2019
Alterações no Código de Ética Parlamentar pautam os trabalhos da Comissão de Ética
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 08:30 - 23/01/2020 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: André Lisbôa

As atividades da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa, durante o ano de 2019, trataram especificamente da reforma do Código de Ética Parlamentar.

Ainda no primeiro semestre, os parlamentares formaram um grupo de trabalho (GT) com a finalidade de apresentar novas sugestões para o aprimoramento do Código. O GT foi composto pelo deputado Fernando Marroni (PT), presidente da Comissão, e pelos deputados Sérgio Turra (PP), vice-presidente; Fábio Branco (MDB), corregedor; e pelo deputado Fábio Ostermann (NOVO).

No mês de novembro, a Comissão deliberou, em reunião ordinária, sobre questões procedimentais relacionadas à apresentação de propostas ao Projeto de Resolução 21/2018, elaborado no ano anterior pela Subcomissão que tratou da Reforma do Código de Ética Parlamentar.

Composição
Integram a Comissão como titulares as deputadas Fran Somensi (Republicanos) e Juliana Brizola (PDT) e os deputados Fernando Marroni (PT), presidente, Sérgio Turra (PP), vice-presidente, Fábio Branco (MDB), corregedor, Aloísio Classmann (PTB), Capitão Macedo (PSL), Carlos Búrigo (MDB), Dalciso Oliveira (PSB), Edegar Pretto (PT), Fábio Ostermann (NOVO) e Mateus Wesp (PSDB).

A Comissão de Ética Parlamentar é regida pelo Código de Ética Parlamentar (Resolução n.º 2.514, de 30 de novembro de 1993 e posteriores alterações). Sua função é de zelar pela observância dos preceitos éticos da atividade parlamentar, pela imagem do Poder Legislativo e pelo cumprimento das prerrogativas dos deputados estaduais no exercício de seus mandatos, asseguradas pela Constituição e na forma do Código de Ética Parlamentar e da legislação vigente.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Ética

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30