EDUCAÇÃO
Ceuaca - MP fará reunião propondo manter UERGS como mantenedora
Marta Resing - MTE 5405 | PT - 14:46 - 13/02/2020 - Foto: Marta Resing
Suspensão do processo que trata da destinação da Casa do Estudante Universitário Aparício Cora Almeida - Ceuaca - por mais 60 dias e realização de reunião em março com a presença da presidente da Comissão de Educação da ALRS, deputada Sofia Cavedon (PT), com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública, com a deputada federal Fernanda Melchionna e o senador Paulo Paim, foi o encaminhamento dado na audiência realizada nesta quarta-feira (12), com o promotor de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual, Heriberto Roos Maciel.

Conforme a deputada Sofia Cavedon, presente na reunião, a ideia é buscar uma solução que atenda aos interesses do Estado e dos estudantes residentes na Casa, que já haviam conquistado o compromisso da Uergs de assumir a posse do imóvel. A parlamentar também ressaltou no encontro a possibilidade de ser disponibilizado, através de emendas parlamentares, recursos federais para a realização das reformas necessárias para a recuperação da parte estrutural do prédio e a retomada de sua destinação original.

Localizada na Rua Riachuelo, 1355, os moradores da Casa estão há mais de quatro anos alocados em dez imóveis distribuídos pelo Centro Histórico de Porto Alegre, em caráter provisório, após entrarem em acordo com o governo do Estado para que o prédio recebesse as reformas necessárias.

No encontro os estudantes Lucas Kaique da Silva, presidente da Ceuaca; Andrey Pinheiro Chagas, tesoureiro; e Lucas Silva, morador, relembraram que cerca de 80 estudantes fizeram um acordo com o governo do Estado, que envolveria a saída dos moradores para que o prédio da Ceuaca passasse por reformas na edificação. A interdição ocorreu por falta de segurança, por ação do Ministério Público Estadual. Conforme disseram, depois que os trabalhos fossem concluídos o local seria reaberto aos alunos. Desde que a casa foi desabitada, os estudantes passaram a receber um aluguel social e foram transferidos para outros imóveis do Estado. Ainda segundo o relato, desde o ano passado, o governo do Estado não paga o aluguel de diversos imóveis, forçando o despejo dos estudantes.

Ceuaca
A Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida (Ceuaca) é uma entidade que tem como objetivo prestar auxílio de moradia a estudantes de graduação e pós-graduação carentes de recursos socioeconômicos, que não possuam residência na região da Grande Porto Alegre. Os próprios estudantes são os responsáveis pela administração da Casa. A Ceuaca abriga estudantes de todas as partes do país. O prédio foi doado pelos proprietários a estudantes em 1935, com o objetivo de que servisse de abrigo para jovens com vulnerabilidade social e oriundos de outras cidades que chegassem a Porto Alegre a fim de estudar.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30