EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Escola Estadual Canadá apresenta boas práticas à Comissão de Educação
Vicente Romano* - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:00 - 18/02/2020 - Foto: Vinicius Reis

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia recebeu, no período de Assuntos Gerais da reunião ordinária desta terça-feira (18), a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Canadá, de Viamão, que apresentou as boas práticas realizadas na instituição. A comunidade escolar marcou presença e lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Além de mostrar o trabalho desenvolvido, outra pauta foi discutida no encontro: com a nova base curricular proposta pelo governo estadual, a carga horária da escola diminuirá de 1600 para 1400 horas, resultando no encerramento dos trabalhos feitos na parte diversificada do currículo. Por isso, Henrique Oliveira, avô de três alunos, faz um apelo aos deputados da Comissão. “A escola justifica sua existência e forma pessoas que fazem o bem. Peço a vocês: olhem com o mesmo carinho que eu olho para a Canadá”.

A maioria das atividades práticas da Escola é voltada para a agricultura, como comenta o ex-aluno Lucas Gonçalves. “A educação desenvolvida na escola, com base na agricultura, faz a gente dar valor a vida. A continuidade das atividades na parte diversificada do currículo é uma forma de continuar valorizando as pessoas do campo e a atividade agrícola, principal fonte de economia do RS”.

A diretora da EEEF Canadá, Patricia Ribeiro, afirma que: “Tivemos mais derrotas do que vitórias, mas não gostaria de estar no lugar dos vencedores. A gente não está pedindo nada ilegal, só queremos seguir nosso trabalho em paz”. Como uma forma de salientar as práticas desenvolvidas na escola, as professoras da instituição distribuíram queijo e rapadura, que foram feitos pelos alunos.

A deputada Luciana Genro (PSOL) lamenta a determinação do governo estadual. “Ficamos tristes ao perceber que o governo, além de não resolver os problemas crônicos da educação no RS, joga contra as escolas que estão dando certo”. Genro se colocou à disposição para lutar junto à comunidade, assim como o deputado Fernando Marroni (PT). O parlamentar Gaúcho da Geral (PSD), com suas raízes no campo e na agricultura, reforça a importância do contato com a natureza durante o ensino fundamental. “Durante os tempos de aluno na Escola Estadual Vila Becker, em Novo Hamburgo, aprendi a valorizar o meio ambiente e entrar em contato com a agricultura. Lamento ver um estado que depende tanto da atividade agrícola desvalorizar uma escola como esta”.

Ainda se manifestaram membros da comunidade escolar e professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ordem do Dia
Durante a ordem do dia, a Comissão aprovou os seguintes projetos de lei e requerimentos de audiência pública:

  • PL 73/2017, que reconhece como relevante interesse cultural no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul a Cultura e a Língua Pomerana falada e escrita Autor: Zé Nunes (PT). Relator: Issur Koch (PP)
  • PL 307/2019, que institui o Dia Estadual do Enólogo no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de outubro. Autor: Luiz Marenco (PDT). Relator: Fernando Marroni (PT)
  • PR 6/2018, que Institui o “Troféu Personalidade Emérita da Fronteira/Mercosul” a ser conferido pela Assembleia Legislativa. Autor: Frederico Antunes + 9 Deputados. Relator: Fernando Marroni (PT)
  • Requerimento de Audiência Pública 1/2020: Debater questões que vêm dificultando o trabalho na EEEF Canadá que envolvem a base curricular, concepção de hora/trabalho letivo e encerramento de trabalhos que são feitos na parte diversificada do currículo com redução de carga horária. Proponente: Sofia Cavedon (PT)
  • Requerimento de Audiência Pública 3/2020: Debater as alterações nas bases curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e do registro dos resultados de avaliação de aprendizagem dos estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul. Proponente: Sofia Cavedon (PT)
  • Requerimento de Audiência Pública 4/2020: Debater o impacto da Aprovação do PL 03/2020, que Altera o Plano de Carreira dos Servidores da Educação do Estado. Proponente: Luciana Genro (PSOL)
  • Requerimento de Audiência Pública 5/2020: Tratar do inventário dos bens culturais imateriais que compõem a condição de Patrimônio Cultural do Mercado Público de Porto Alegre. Proponente: Sofia Cavedon (PT) + 3 deputados.
  • Requerimento de Audiência Pública 6/ 2020: Debater os impactos do fechamento da EJA em escolas da rede estadual e o encerramento dessa oferta, direito garantido na Constituição Federal e na LDB. Proponente: Sofia Cavedon (PT)
  • Requerimento de Audiência Pública 7/2020: Tratar das terceirizações dos equipamentos culturais de Porto Alegre. Proponente: Sofia Cavedon (PT)
  • Requerimento de Audiência Pública 8/2020: Tratar sobre a situação das bibliotecas escolares no Sistema Estadual de Ensino em cumprimento à Lei Federal 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas escolas públicas e privadas até 2020. Proponente: Conselho Regional de Biblioteconomia

Presenças
Participaram do período da ordem do dia as deputadas Any Ortiz (CIDADANIA), Sofia Cavedon (PT), Luciana Genro (PSOL), e os deputados Issur Koch (PP), Gaúcho da Geral (PSD), Vilmar Lourenço (PSL), Sérgio Peres (REPUBLICANOS), Luiz Marenco (PDT) e Fernando Marroni (PT).

* Com informnações do estagiário de jornalismo André Lisbôa

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE FINANÇAS
COMISSÃO ESPECIAL SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA E DA CULTURA GAÚCHA
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30