EDUCAÇÃO
Comissão de Educação questiona secretário estadual
Marta Resing - MTE 5045 | PT - 17:14 - 23/04/2020 - Foto: Divulgação
Questões pedagógicas nas escolas e a implantação do novo plano de carreira dos professores foram algumas das pautas tratadas na reunião online desta quinta-feira, 23, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Sofia Cavedon, e que teve a presença do  secretário estadual Faisal Karam.

A deputada contextualizou a situação da educação pública do Estado desde o ano passado: com a falta de professores; cinco anos sem reajuste e com salários parcelados; equipes pedagógicas minguadas; sem orientadores e supervisores; bibliotecas fechadas; fechamento de turnos; e recursos do Governo em Educação são muito poucos com o Estado deixando quase dois milhões de reais no Fundeb. 

Conforme Sofia as medidas adotadas pela Seduc em plena pandemia do Covid-19 como a implantação das novas regras para o difícil acesso (Adicional por localização do exercício) está impactando demais as escolas. "Fizemos um apelo ao Governo para que reveja a medida e que não faça esse desconto retroativo a março", disse a deputada enfatizando que "o governo já irá aplicar este mês o novo plano de carreira, com novos salários e profundas alterações no difícil acesso, que é uma gratificação importante para esses profissionais que já cinco anos recebem parcelados e sem reajuste”.

Realização de concurso público para trabalhadores em educação, bibliotecários, orientadores, supervisores e professores, também foi questionado pela Presidente da Comissão, visando a retomada do ano letivo e reabertura das Bibliotecas.

Sofia destaca que na reunião foram tratados temas do momento atual e também sobre a perspectiva do retorno as aulas que, conforme informou o Secretário, não tem data para acontecer. 

Sobre as atividades pedagógicas não presenciais a representante do Conselho Estadual de Educação, Márcia Carvalho, disse que haverá a necessidade de dimensionar quantas horas-aula serão validadas e isso dependerá do planejamento apresentado com sua avaliação sendo feita em cada esfera - pública ou privada - com o acompanhamento dos órgãos de controle.

Também participaram do encontro virtual os deputados Ernani Polo, presidente da ALRS; Frederico Antunes, líder do Governo; Issur Koch (Vice-presidente da Comissão); Gabriel Souza; Fabio Ostermann; Luciana Genro; Luiz Marenco; Franciane Bayer; Tiago Simon; Gaúcho da Geral; Zilá Breitenbach; Edson Brum; Carlos Búrigo; Gerson Burmann; Pepe Vargas; Fran Somensi;
Gerson Burmann; Sergio Peres; Ruy Irigaray; Luiz Henrique Viana; Dalciso Oliveira; Dirceu Franciscon; e os representantes Edson Garcia (CPERS), Manoelita Manjabosco (ASSERGS), Rosângela Diel (AOERGS).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE CINEMA
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30