ESTREIA NESTE SÁBADO
Série da TV AL abordará cenários e desafios para o RS avançar em inovação e competitividade
Olga Arnt - MTE 14323 | TV Assembleia - 10:00 - 22/05/2020 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Divulgação
Uma nova série jornalística, focada na análise dos cenários econômicos e perspectivas para que o Rio Grande do Sul avance em inovação, irá ao ar na TV Assembleia a partir do próximo sábado (23), às 12h, com reprise domingo, às 19h. A Série Desafios da Competitividade terá 11 episódios com duração de cerca de 27 minutos cada, que abordarão os problemas e as possíveis saídas para que o Estado supere obstáculos em áreas como infraestrutura, dinâmica produtiva e gestão pública e privada. A TV AL pode ser assistida pelo canal 16 da Net* e pelo canal 61.2 da TV aberta digital. A série também ficará disponível no Youtube: www.youtube.com/tvalrs. 

Essencialmente jornalístico, o novo programa apresentará entrevistas com personalidades dos mais variados segmentos e cases que demonstrem as tendências das estratégias voltadas ao aumento da eficiência. As reportagens serão conduzidas pelo jornalista Ricardo Azeredo, com produção do jornalista Tiago Pintaúde.

O primeiro episódio fará uma abordagem geral da questão da competitividade, apresentando iniciativas dos setores público e privado e dados do cenário local, extraídos de uma pesquisa da organização suprapartidária CLP sobre os principais desafios estruturais do País, entregue à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado. Outro episódio previsto analisará a aliança entre universidades para transformar Porto Alegre em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, capaz de atrair investimentos, empresas inovadoras e reter talentos. Também deverão ser debatidos aspectos do funcionamento e eficácia da máquina pública, como desburocratização e compra de bens e serviços com racionalidade e transparência.

A nova série tratará ainda da sustentabilidade social, analisando instrumentos como o microcrédito para fomentar o  crescimento de pequenos e médios empreendimentos e o uso de inteligência artificial para gerar excelência no relacionamento entre marcas e pessoas. A segurança pública também deverá entrar em debate, com foco em parcerias com a iniciativa privada, agilização de concursos públicos para policiais civis e militares, estímulo ao trabalho de inteligência e investimento no sistema prisional.

Questões relacionadas à educação, potencial de mercado, sustentabilidade ambiental, solidez fiscal e capital humano também deverão ser analisadas pela nova atração produzida pela TV Assembleia. 

* Em Porto Alegre; programação dividida com a TV Câmara de Porto Alegre
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
TV AL - Série Desafios da Competitividade

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30