SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Comissão debate atuação das concessionárias de energia durante pandemia de coronavírus
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 11:29 - 14/05/2020 - Edição: Vicente Romano MTE 4920 - Foto: Reprodução / ALRS
Em reunião virtual, realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), tratou da prestação de serviços pelas concessionárias de energia elétrica durante a pandemia de coronavírus. Dirigentes da CEEE e da RGE apresentaram aos deputados os planos de contingência das companhias, as campanhas de prevenção à doença e as estratégias para facilitar a comunicação com seus clientes.

Presente em 73 municípios gaúchos, a CEEE, segundo seu assistente executivo Gustavo Arend, não tem hoje nenhum infectado por coronavírus entre seus quadros. Além de ter adotado o teletrabalho para a maioria de seus colaboradores, reforçado medidas sanitárias e afastado servidores considerados de risco, a companhia acompanha casos suspeitos e oferece atendimento em saúde mental para os trabalhadores em isolamento.

O plano de contingência da CEEE para a pandemia prioriza a manutenção e conservação da rede de unidades essenciais, como hospitais e serviços de saúde, e prevê manobras específicas para situações de emergência. As equipes para estes casos, conforme Arend, foram reforçadas.

Ele revelou ainda que, por meio de busca pró-ativa, a companhia cadastrou 30 mil famílias para a tarifa social, totalizando 102 mil no Rio Grande do Sul. Afirmou ainda que, para facilitar a comunicação com os clientes, a CEEE ampliou a oferta de serviços em seu site (www.ceee.com.br). São 41 serviços e 27 consultas de informações. Além disso, os comunicados de falta de energia e de pedidos de religamento podem ser feitos por SMS.

A RGE, que atua em 66% do território gaúcho e conta com 2,9 milhões de clientes, também tem incentivado o uso de plataformas digitais. Em alguns casos, este tipo de serviço representa 83% dos atendimentos atualmente.

O gerente de Serviços Comerciais da RGE, Jackson Farias Oliveira, disse ainda que a empresa está desenvolvendo ações para incentivar os clientes, que cumpram os requisitos, a se inscrevam na tarifa social de baixa renda.

Leituras
Respondendo a questionamentos da deputada Franciane Bayer (PSB), os representantes das duas empresas explicaram como funciona a chamada autoleitura, quando o próprio consumidor informa à distribuidora, por meio de uma foto, o consumo exibido no medidor. A medida evita que o cliente tenha que se sujeitar à cobrança de seu consumo mensal pela média dos últimos meses, caso não seja possível a leitura presencial.

Farias afirmou que a cobrança pela média não faz parte da estratégia da RGE, que só faz uso dela em “extrema necessidade”. Na CEEE, cerca de 75% dos clientes têm leitura e impressão simultâneas, e os demais recebem suas faturas por correio, conforme Arend.

Dívida
Em resposta ao questionamento do deputado Sebastião Melo (MDB), o chefe da Divisão de Gestão Comercial da CEEE, Rafael Luís Ávila, admitiu  que a companhia deve cerca de R$ 2 bilhões em ICMS ao Estado e que o assunto poderá ser resolvido em um encontro de contas.

Ao finalizar a reunião, o presidente da Comissão anunciou que convidará representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério Público Federal para tratar dos problemas enfrentados por trabalhadores desempregados e autônomos para receber o auxílio emergencial de R$ 600,00. Fernandes disse ainda que as filas e as aglomerações em torno de escritórios do SINE também deverão ser objetos de debate na Comissão.
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Comissão de Segurança e Serviços Públicos-reunião virtual

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