ARTIGO
Cooperar em benefício da saúde e economia
Edson Brum* | MDB - 14:44 - 22/07/2020

Quando as pessoas se unem, é muito mais fácil enfrentar os problemas e superar as dificuldades. Neste sentido, e como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, acredito que o conceito do cooperativismo tem muito o que nos ensinar e ajudar no enfrentamento à pandemia e à crise econômica.

Criado na Inglaterra em 1844, em meio à Revolução Industrial, este é um modelo econômico-social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. Em 1902, o padre jesuíta Theodor Amstad instalou em comunidades rurais as primeiras cooperativas de crédito e agrícolas no Rio Grande do Sul.

Hoje, 176 anos depois, os números mostram que o modelo se consolidou no Estado. São 444 cooperativas, que contam com 2,97 milhões de associados e geram um total de 64,6 mil empregados, de acordo com dados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Um universo que ajuda a construir, diariamente, um mundo melhor por meio da união, do trabalho, da geração de riquezas e do desenvolvimento das comunidades. Muitas vezes, inclusive, o cooperativismo está inserido onde as empresas privadas e o Estado não chegam.

É esse dom de cooperar de nosso Rio Grande do Sul que precisa ser evidenciado. Entidades, associações, empresários, trabalhadores, servidores públicos, sindicalistas, estudantes, representantes do Poder Público e da sociedade, todos precisam fazer a sua parte para mudar o cenário em que vivemos. Inclusive o governador Eduardo Leite.

É o momento de o governador compreender que o empreendedor, o comerciante, o profissional liberal têm dado a sua contribuição na luta contra a covid-19. Eles têm respeitado as recomendações e adaptado os estabelecimentos para atender as exigências e evitar a propagação do vírus.

Dessa forma, é justo que possam exercer a profissão e atender os seus clientes. Por isso, pedimos a reabertura gradual do comércio e serviços que hoje não podem funcionar. Evidentemente, seguindo todos os protocolos.

As vidas precisam ser sempre preservadas, e sempre defenderemos isso, mas o comércio está pagando uma conta que não pode ser deles. Precisamos, juntos, buscar o equilíbrio para que a saúde e a economia sobrevivam à pandemia e à crise financeira.  

*Deputado e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30