PRESIDÊNCIA
Ernani Polo debate processo legislativo virtual em evento da Câmara dos Deputados
Maicon Bock - MTE 11.813 | Presidência - 17:11 - 31/07/2020 - Foto: Joel Vargas
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), afirmou nesta sexta-feira (31), em evento do Congresso Nacional, que a tendência é de consolidação de um sistema misto para a realização das atividades legislativas após a pandemia. A projeção foi feita durante live da série "Transparência em debate: processo legislativo virtual e participação popular em período de pandemia", promovida pela Secretaria da Transparência da Câmara dos Deputados.

No evento, o parlamentar relatou a rotina no Parlamento gaúcho nos últimos meses, com restrições a atividades presenciais e sessões realizadas pelos deputados em ambiente virtual. “Nós todos estamos nos adaptando a uma nova realidade. Há problemas, mas também surgem oportunidades. Um dos legados do uso dessas ferramentas [de reuniões virtuais] são maior transparência e menos custos com deslocamentos”, comentou. 

Polo avaliou que, mesmo após a liberação das atividades com presença física, a expectativa é de que seja implementado um sistema misto, com sessões plenárias presenciais e reuniões de comissões e audiências públicas com participação in loco e on-line. 

O evento, mediado pelo secretário de Transparência da Câmara, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), também contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, Lissauer Vieira (PSB/GO), e do secretário-geral parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo, Rodrigo Del Nero.

A iniciativa da Secretaria da Transparência busca explicar para a população como as Casas Legislativas têm viabilizado as discussões e as votações de propostas e aperfeiçoado mecanismos voltados à participação da sociedade neste momento de emergência de saúde pública.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30