SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Pronunciamento do presidente Ernani Polo marca data Farroupilha em plenário virtual
Sheyla Scardoelli* - MTE 6727 | Agência de Notícias - 15:38 - 16/09/2020 - Foto: Joel Vargas
Nesta quarta-feira (16), na abertura da 24ª sessão extraordinária virtual realizada pela Assembleia gaúcha, o presidente Ernani Polo fez um breve pronunciamento para marcar a data do início da Revolução Farroupilha, celebrada em 20 de setembro. Conforme o calendário organizado no início do ano pela Mesa Diretora, nesta quarta-feira a sessão plenária seria solene, em homenagem à data. Antes de dar início, os parlamentares ouviram os hinos Nacional e Rio-grandense.

Veja a íntegra do pronunciamento em plenário:

Senhoras e senhores parlamentares, boa tarde.

Como é do conhecimento de todos, nossa Casa vive um momento distinto dos anos anteriores. 

Acompanhando as determinações de prevenção ao corona virús, respeitando as regras de distanciamento e com o objetivo de minimizar os prejuízos da pandemia, as sessões plenárias estão acontecendo de forma virtual.

Se estivéssemos em um período normal do Parlamento gaúcho, estaríamos tendo hoje a sessão solene que se destina a homenagear a revolução farroupilha.

O momento ímpar que vivemos não nos permite realizar uma sessão com convidados e com a tradição das homenagens do Parlamento a esta data, mas não nos impede de registrar, de forma virtual, nosso respeito e nosso orgulho por uma das mais importantes páginas da história do Rio Grande do Sul.

Está tão presente nas raízes deste Parlamento o espírito de liberdade, democracia e altivez dos guerreiros farrapos, que nossa casa leva o nome de Palácio Farroupilha e nosso  plenário é oficialmente denominado Plenário 20 de Setembro.

Neste ano de 2020, a pandemia, que tomou conta do mundo,  e a consequente crise econômica e social que passamos a viver estão exigindo dos gaúchos, e, principalmente,  de nós, lideranças políticas, que tenhamos, mais do que nunca, uma postura espelhada nos ideiais farroupilhas reverenciados no nosso brasão de armas: liberdade, igualdade e humanidade.

Reafirmando esses ideais, e com o permanente espírito de resiliência que nosso povo já demonstrou ter, venceremos este período de dificuldades e sairemos desta crise mais fortes e mais solidários. 

A sessão solene de 2021 acontecerá, se Deus quiser, honrando as tradições desta casa, em nosso plenário, com a presença de todos e nossos pronunciamentos serão para contar a história de um ano em que nos foi exigido ter a envergadura de farroupilhas para ultrapassar grandes desafios.

Neste ano de 2020, como parte da Semana Farroupilha Virtual, registraremos a sessão solene em homenagem à Revolução Farroupilha com a execução do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense. 

Iniciamos a semana com o acendimento da chama crioula no Palácio Farroupilha, na manhã da segunda-feira, dia 14 de setembro e teremos, todos os dias, até dia 18 de setembro, a Semana Farroupilha Virtual, com transmissão ao vivo de apresentações de artistas gaúchos, diretamente do Teatro Dante Barone.

Ouviremos agora os hinos Nacional e Rio-Grandense.
Muito obrigado a todos.

* Com informações da assessoria de imprensa da Presidência
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária Virtual - 24ª edição

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30