ESCOLA DO LEGISLATIVO
52ª edição do Programa Deputado Por um Dia é transferida para 2021
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 11:07 - 15/10/2020 - Foto: Reprodução / TV ALRS
Em função da pandemia da Covid-19, a  52ª edição do Programa  Deputado por Um Dia, que seria realizada neste ano, foi transferida para 2021. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), e pela diretora da Escola do Legislativo Romildo Bolzan, Gislaine Monza, em uma reunião virtual , realizada na manhã desta quinta-feira (15), com representantes das escolas sorteadas para o evento.

A decisão de adiar a atividade, que tem como propósito de aproximar os jovens do Parlamento, foi tomada pela Mesa Diretora, que suspendeu as atividades presenciais nas dependências da Casa desde março. O presidente do Legislativo justificou a medida, ressaltando que a realização do evento em ambiente virtual descaracterizaria a essência do programa, que é “propiciar aos estudantes a vivência do cotidiano parlamentar”.

Gislaine reforçou o argumento, lembrando que o ponto máximo do Deputado por um Dia, que é o momento em que o aluno sobe à tribuna e defende o seu projeto, seria impossível de ocorrer no formato remoto. 

O deputado considera o programa fundamental para que os estudantes  conheçam a dinâmica do Parlamento, vivenciem a democracia e se interessem pela vida política do País. Ele admite que o momento é difícil para a política, mas acredita que a participação é a garantia  para que “a boa política prevaleça”.

Polo anunciou também que, a partir de novembro, a Assembleia Legislativa adotará um sistema híbrido de votações, com alguns parlamentares em plenário e outros em ambiente virtual. 

Programa
Criado em 1999 pela Assembleia Legislativa, o Deputado por um Dia é um é um programa onde alunos atuam como deputados, elaborando, discutindo e votando projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.  Podem participar estudantes  do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.

Participam do encontro desta quarta-feira representantes do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, de Santiago; Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, de Caçapava do Sul; Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre; Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Barros Cassal.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
52ª edição do Deputado por Um Dia, virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30