CULTURA
Tamiris Duarte é a atração do Sarau do Solar virtual de 5 de novembro
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 13:18 - 29/10/2020 - Foto: Divulgação
  - Ao vivo da Biblioteca Borges de Medeiros da Assembleia Legislativa -

O Sarau do Solar  virtual de 5 de novembro, às 18 horas, apresenta o espetáculo musical com Tamiris Duarte. A apresentação integra a programação artística da Feira do Livro Virtual de Porto Alegre, da qual a Assembleia é apoiadora.

Tamiris Duarte apresenta um show parte instrumental e parte cantado, com arranjos inéditos que contemplam melodias tradicionais de manifestações culturais afro-brasileiras e também composições originais.

O repertório dançante traz na musicalidade brasileira os aprendizados de Tamiris Duarte em diálogo com os músicos que a acompanham e também da convivência e da prática musical da contrabaixista ao lado de mestres de cultura popular como, por exemplo, Mestre Tião Carvalho (MA) e do grupo Três Marias, do qual faz parte desde 2016. 

No repertório, músicas do CD Até Aqui (2017), composições de amigos(as) e músicas inéditas ainda não registradas, como "Povo do Japão" (Tião Carvalho), "A feira" (André Brasil), "Requeijão" (Daniel Grajew), "Dona tá reclamando" (Mestre Dominguinhos Minguinho) e "Quero ser rio" (Tamiris Duarte e Dionísio Souza), entre outras.

A artista
Tamiris Duarte é contrabaixista, compositora, arranjadora e mestra em Performance Musical pela Unicamp. Bacharel em Música com Habilitação em Música Popular pela UFRGS (com obtenção de láurea acadêmica), participou do Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes durante toda a graduação. De 2005 a 2013 atuou como contrabaixista do grupo de música gaúcha As Gurias. Por vários anos desde 2007 acompanhou a cantora Luana,  o mineiro Marquim D Morais em Belo Horizonte e passou a integrar o grupo Três Marias (de Brasília, radicado em Porto Alegre). 

Atualmente Tamiris integra o coletivo de artistas da Pedra Redonda e também acompanha o Mestre Tião Carvalho (maranhense radicado em São Paulo), a violinista Clarissa Ferreira (Porto Alegre) e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí, em seus projetos ỌІṣẹ́ẹ̀túrá (Africa n Jazz) e Fela in Motion e atua também com Paola Kirst e Neuro Júnior. Tamiris coordena um baixo-trio de música instrumental cujo trabalho dialoga com a pesquisa acadêmica que desenvolve sobre o contrabaixo elétrico na música brasileira de tradição popular. Este trabalho está registrado em seu primeiro CD, intitulado "Até Aqui" (2017). 

SERVIÇO
  • Tamiris Duarte se apresenta no Sarau do Solar virtual  de 5 de novembro
  • Dia 5 de novembro
  • 18 horas
ONDE ASSISTIR

Pelos canais abertos digitais da TV AL em Porto Alegre e interior
Porto Alegre – 11.2
Bagé – 5.2
Santa Maria – 18.3
Pelotas – 21.3
Rio Grande – 8.3

Pelo site da AL

Pela página da AL no Facebook

Pelo canal da TV AL no YouTube

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sarau do Solar Virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CONTRIBUINTE E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30