PARLAMENTO
Franciane Bayer assume como procuradora especial da Mulher em reunião virtual
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 16:18 - 10/03/2021 - Foto: Joel Vargas
Em uma reunião virtual, realizada na tarde desta quarta-feira (10), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Franciane Bayer (PSB) tomou posse como procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa. Junto com ela, assumiram como procuradoras-adjuntas as deputadas Patrícia Alba (MDB), Fran Somensi (Republicanos) e Juliana Brizola (PDT). A sessão foi conduzida pela primeira vice-presidente do Poder Legislativo, deputada Kelly Moraes (PTB).

Integrante da legislatura com o maior número de mulheres da história do Parlamento gaúcho, Franciane afirmou que as diferenças políticas e ideológicas existentes na bancada feminina não impedem que suas dez deputadas trabalhem unidas por causas comuns. “Estamos e continuaremos atuando juntas em defesa de todas as mulheres, independente de partidos ou ideologias”, sentenciou.

Ao assumir o cargo de procuradora, a parlamentar afirmou que a reformulação da Procuradoria para atender as mulheres de forma virtual e remota está entre seus compromissos prioritários. Citou também o fortalecimento da parceria com outros órgãos governamentais e com entidades da sociedade civil para o enfrentamento à violência doméstica e o estímulo à criação de procuradorias pelas Câmaras de Vereadores.

Diferenças de pensamento e unidade de ação
Num momento de crise agravada pela pandemia, as deputadas, que participaram da reunião virtual, fizeram questão de ressaltar que as diferenças políticas que existem entre elas não impedem a unidade de ação. “Sempre atuamos em  parceria, mostrando a unidade das mulheres em torno de nossas pautas, apesar de nossas diferenças políticas”, frisou Kelly.

A ex-presidente do Parlamento Silvana Covatti (PP), que foi a primeira mulher a presidir a instituição, lembrou os desafios enfrentados e o apoio que sempre recebeu das colegas. E a petista Sofia Cavedon afirmou que “o respeito às ideias diferentes é fundamental para a construção de caminhos que permitem marcar de forma positiva a vida de todas as mulheres”.

Para a deputada Juliana Brizola (PDT), as diferenças também são bem-vindas. “Ainda bem que temos diferenças. Isso é desafiador e nos leva à superação”, apontou, lembrando que o ano que passou exigiu mais de todos, especialmente, das mulheres.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) mencionou os obstáculos que as mulheres enfrentaram dentro dos partidos e na sociedade para se colocarem na cena política e projetou um aumento da presença feminina nas próximas legislaturas. A deputada Fran Somensi (Republicanos) propôs uma reflexão sobre o papel, o discurso e os instrumentos de luta das mulheres. E a deputada Luciana Genro (PSOL) mencionou os números crescentes da violência contra as mulheres durante a pandemia e do desemprego feminino e cobrou a aceleração do processo de imunização da população para garantir a volta à normalidade.

Saudação
Ao abrir a reunião virtual, antes de passar a condução dos trabalhos à primeira vice-presidente, o presidente da Assembleia Legislativa fez uma saudação, em nome dos demais parlamentares, às deputadas e às servidoras da Casa pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Gabriel Souza (MDB) ressaltou a qualidade dos mandatos políticos das deputadas, “que são motivos de orgulho para o Parlamento”.

Ele lembrou também que a atual gestão da Assembleia tem o maior número de mulheres ocupando cargos-chave. Das quatro superintendências da Casa, três são comandadas por mulheres, além de diversos setores e departamentos.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião Virtual em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e Posse das Deputadas e Procuradoras Especiais da Mulher

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30