ARTIGO
União fundamental entre os poderes
Gabriel Souza* | MDB - 09:17 - 24/03/2021
Desde que o coronavírus se tornou o maior inimigo da população e causou o esgotamento da estrutura sanitária, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul se uniu em um só propósito: vencer a guerra contra a Covid-19. Nossa principal pauta e o foco do nosso trabalho tem sido este, independente da ideologia de cada deputado. Estamos atentos a todas as possibilidades de auxiliarmos no combate ao vírus.

Foi a partir do espaço dedicado a ouvir gestores dos hospitais, na Comissão de Saúde da ALRS, na última semana, que a sociedade conheceu detalhes dos problemas enfrentados pelas instituições: elevação nos preços de medicamentos e insumos, falta de equipamentos, como respiradores e cilindros de oxigênio, exaustão das equipes e dificuldade de custeio da estrutura hospitalar. A possibilidade de colapso total do sistema foi explicitada por estes administradores e revelou um cenário devastador.

Nesta mesma semana, num movimento simbólico e efetivo, o Legislativo assinou, em conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado, a destinação de R$ 70 milhões para os hospitais, montante a ser incrementado por reforço do Poder Executivo. Embora os orçamentos não sejam superavitários e que esteja em execução o contingenciamento ajustado em 2020, também para o enfrentamento da pandemia, o momento exige esforço adicional.

Além de auxiliar o Estado na compra de vacinas, outras ações estão sendo tomadas pela Assembleia, como a instalação de uma CPI para investigar a majoração no preço dos medicamentos e insumos. Audiências públicas e frentes parlamentares se dedicam a debater alternativas de enfrentamento à doença e de retomada das atividades econômicas.

Desta maneira, o Legislativo se une ao Executivo e aos demais Poderes e instituições do Estado para intervir diretamente na crise e apresentar soluções para acabar com a pandemia. Todo o nosso esforço está direcionado para a imunização em massa da população. A vacinação é a única saída para salvar vidas, recuperar a economia e garantir o emprego dos cidadãos. 

* Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30