Mandato
Issur assume Comissão do Mercosul e destaca pautas sanitárias e econômicas
Mário Selbach - MTE 7954 | PP - 14:39 - 07/04/2021 - Foto: Gustavo Rubert
O deputado estadual Issur Koch (PP) foi aclamado nesta quarta-feira (7) presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa. Eleito por unanimidade, o parlamentar comandará os trabalhos pelos próximos dois anos.

Em sua primeira manifestação, Koch agradeceu o apoio e a confiança dos colegas e disse que irá trabalhar para ampliar a mobilização política em pautas de interesse dos países do bloco. Ele destacou que já atuava no Mercosul com a Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, em contato com autoridades da Fronteira. “A pirataria atinge diretamente a geração de emprego e nossa indústria e é uma questão que precisa ser enfrentada também pelo Mercosul”.

Issur reconheceu que “neste momento, o tema que mobiliza nossos países é a vacinação, o que permitirá termos o retorno da atividade econômica e, sobretudo, a integração entre nossas nações”. As hidrovias com o Uruguai, tema que também mobiliza o senador Luís Carlos Heinze, assim como um novo porto para o Rio Grande do Sul, integrarão as pautas do presidente.

Na área econômica, o processo de revisão da Tarifa Externa Comum (TEC), tema que interessa às cadeias produtivas do Estado, em especial a indústria calçadista, é outra preocupação. “Toda mudança deverá ocorrer tendo objetivo melhorar a competitividade do bloco, simplificar e modernizar a estrutura tarifária. Isso significará mais empregos e a manutenção de nossas empresas”, lembrou.

Integração regional 

O Mercosul foi criado em 26 de março de 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O Mercado Comum do Sul é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina. Chile, Colômbia, Peru e Bolívia também participam como países associados.

Estados-parte

O Mercosul tem como estados-parte Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Bolívia está em processo de adesão. A Venezuela também é um estado-parte, mas está suspensa desde 2017 por “ruptura da ordem democrática”. Outros países são estados-associados: Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30