O movimento “Vacina Já RS” reivindicou o apoio da Assembleia Legislativa para a campanha que visa acelerar o processo de vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. O presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), recebeu nesta quarta-feira (7), representantes do SindiSaúde-RS e a vereadora de São Leopoldo, Ana Affonso, que efetuaram a entrega de um manifesto assinado por mais de 200 entes, órgãos e associações do estado. O documento reivindica, entre outros itens, a liberação da vacina para compra dos consórcios municipais.
Gabriel mencionou a série de ações do Parlamento em apoio ao enfrentamento da pandemia, incluindo as articulações pela compra da vacina. “Fomos a primeira Assembleia Legislativa do país a antecipar a votação e aprovar o projeto que autoriza o governo do Estado a adquirir de forma direta as vacinas contra a Covid-19”, esclareceu o parlamentar.
Além disso, a Casa formalizou o pedido de compra da vacina para o estado junto aos laboratórios União Química e Instituto Butantan. Também fez aportes financeiros, como o repasse de R$ 5 milhões do orçamento da Assembleia para ajudar os pronto atendimentos credenciados no tratamento da doença e articulou o repasse de R$ 70 milhões para os hospitais do Rio Grande do Sul, em ação conjunta com Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.
Além disso, instalou a Comissão de Representação Externa para acompanhar a vacinação contra Covid-19 no RS. O grupo entrega o relatório final dos trabalhos em audiência nesta quinta-feira, às 10h. O ato será transmitido ao vivo pelo link
youtu.be/PAhEXN8Vvpw.