COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA
Relatório sobre vacinação no RS é entregue ao presidente da Assembleia Legislativa
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 11:06 - 08/04/2021 - Foto: Joel Vargas
 “Não há retenção de vacinas pelo governo do Estado. Assim que chegam ao Rio Grande do Sul, são rapidamente despachadas para os municípios. O problema é a velocidade com que os imunizantes são enviados pelo governo federal.” A declaração foi feita pelo deputado Pepe Vargas (PT) ao entregar o relatório final da Comissão de Representação Externa de Acompanhamento do Processo de Imunização contra a Covid-19 no RS ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), na manhã desta quinta-feira (8).

Com base em dados do dia 27 de março, quanto o relatório foi aprovado no âmbito do colegiado, o coordenador da comissão externa afirmou que, seguindo o ritmo de vacinação de 14 mil pessoas por dia, o Rio Grande do Sul levará um ano e meio para vacinar 70% da população e atingir a chamada imunidade coletiva. “Para avançar, dependemos do governo federal e do andamento dos contratos com Butantan, Fiocruz e outras farmacêuticas”, apontou.

O relatório contém 27 recomendações, que envolvem questões sanitárias, ações de suporte econômico para setores produtivos prejudicados pela pandemia e segmentos populacionais vulneráveis e propostas de articulação para a compra direta dos imunizantes, a exemplo do que fez o Consórcio dos Governadores do Nordeste. A comissão ouviu representantes do governo, infectologistas, epidemiologistas, representantes de indústrias farmacêuticas e dirigentes de associações de municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados.

Ao receber o relatório, o deputado Gabriel Souza  (MDB) comemorou “a construção de um consenso” em relação à necessidade de vacinar a população para conter a pandemia. “Depois de muita insistência, chegamos ao consenso de é preciso vacinar”, pontuou.

Souza lembrou que a Assembleia gaúcha esteve desde o começo da pandemia empenhada em colaborar, sendo, inclusive, a primeira do País a autorizar o Executivo a comprar vacinas. Ressaltou também a ida de uma comitiva a São Paulo para tratar do assunto com governo paulista e com representantes da indústria farmacêutica.

Ele afirmou ainda que enviará o relatório ao governo federal e à Federação das Associações dos Municípios Gaúchos (Famurs). Amanhã (9), às 17h, integrantes da comissão externa entregarão o documento ao governador Eduardo Leite.

A cerimônia de hoje foi acompanhada, presencialmente, pela deputada Patrícia Alba (MDB) e, de forma remota, pelo deputado Fernando Marroni (PT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Entrega do relatório final da Comissão de Acompanhamento da Vacina

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30