PROCURADORIA DA MULHER
Procuradora da Mulher na ALRS propõe audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos
Fabiana Calcada - MTE 18693 | PSB - 08:01 - 15/04/2021 - Foto: Aryan Morais
Os impactos da pandemia da Covid-19 vêm sendo sentidos em diversas áreas e atingidos a vida de todos. Entretanto, recente estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) aponta que as mulheres têm sido as mais afetadas no Rio Grande do Sul, com redução significativa no mercado de trabalho, queda maior nos rendimentos em relação aos homens, maior exposição às situações de violência, entre outros impactos negativos.

Preocupada com os indicadores, a procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Franciane Bayer (PSB), protocolou requerimento solicitando uma audiência pública a ser realizada em conjunto com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. ”Precisamos conhecer com maior profundidade os indicadores sobre violência contra as mulheres, inserção da população feminina no mercado de trabalho, diferenças salariais, acesso a políticas públicas, participação em cargos de chefia e eletivos e da saúde sexual e reprodutiva das mulheres, para traçar ações e indicações de políticas públicas da Procuradoria e da CCDH a favor deste segmento”. 

A parlamentar participou na manhã desta quarta-feira (14) da reunião da Comissão, quando também defendeu a importância de debater e conhecer iniciativas que visam enfrentar estas desigualdades, como o Programa BRDE Empreendedoras do Sul, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para isso, ela sugeriu a participação das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão e de Desenvolvimento Econômico.

Também deverão ser convidadas para audiência, que precisa ser aprovada na CCDH, a Secretaria de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública, além de gestoras municipais de políticas para as mulheres e organizações da sociedade civil que atuam na pauta dos direitos das mulheres.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30