SEMANA FARROUPILHA 2021
Assembleia recebe a Chama Crioula, marcando o início da Semana Farroupilha
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 13:32 - 14/09/2021 - Foto: Joel Vargas

O Palácio Farroupilha recebeu na manhã desta terça-feira (14) a Chama Crioula, cuja chegada marca o início dos festejos da Semana Farroupilha. A chama foi trazida pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savares, e pela patrona do festejos deste ano, a declamadora Liliana Cardoso, que é a primeira patrona negra da história das comemorações.

O presidente Gabriel Souza (MDB) e o primeiro-secretário da AL, deputado Valdeci Oliveira (PT) receberam a comitiva, e o candeeiro do Parlamento foi aceso por Gabriel e Manoelito. Um termo de cessão de uso entre a AL e o MTG foi assinado durante a cerimônia. O termo cede o uso não-remunerado e em caráter eventual do Espaço Recanto Gaúcho Nico Fagundes, localizado na área de acesso entre o Palácio Farroupilha e seu prédio anexo, ao MTG.

"Mais do que representar a abertura da Semana Farroupilha, o acendimento da Chama é um momento de relembrarmos a cultura gaúcha e a garra do nosso povo. Neste ano, em especial, o tema dos festejos é em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi, uma mulher forte, que lutou na revolução Farroupilha e se tornou um dos principais símbolos femininos do Brasil", destacou o presidente da Casa.

Sobre a assinatura do convênio do Legislativo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gabriel reiterou que o objetivo é valorizar a cultura típica do gaúcho e os valores de identidade cultural regional a partir da realização de eventos e encontros no espaço Recanto Gaúcho Nico Fagundes.

Participaram da cerimônia os deputados Ernani Polo (PP), Frederico Antunes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Sérgio Turra (PP) e Giuseppe Riesgo (Novo); representantes do MTG e da Brigada Militar, cuja banda tocou os hinos nacional e rio-grandense, bem como o toque da vitória durante o acendimento do candeeiro.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Acendimento chama Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30