SEMANA FARROUPILHA 2021
Assembleia recebe a Chama Crioula, marcando o início da Semana Farroupilha
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 13:32 - 14/09/2021 - Foto: Joel Vargas

O Palácio Farroupilha recebeu na manhã desta terça-feira (14) a Chama Crioula, cuja chegada marca o início dos festejos da Semana Farroupilha. A chama foi trazida pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savares, e pela patrona do festejos deste ano, a declamadora Liliana Cardoso, que é a primeira patrona negra da história das comemorações.

O presidente Gabriel Souza (MDB) e o primeiro-secretário da AL, deputado Valdeci Oliveira (PT) receberam a comitiva, e o candeeiro do Parlamento foi aceso por Gabriel e Manoelito. Um termo de cessão de uso entre a AL e o MTG foi assinado durante a cerimônia. O termo cede o uso não-remunerado e em caráter eventual do Espaço Recanto Gaúcho Nico Fagundes, localizado na área de acesso entre o Palácio Farroupilha e seu prédio anexo, ao MTG.

"Mais do que representar a abertura da Semana Farroupilha, o acendimento da Chama é um momento de relembrarmos a cultura gaúcha e a garra do nosso povo. Neste ano, em especial, o tema dos festejos é em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi, uma mulher forte, que lutou na revolução Farroupilha e se tornou um dos principais símbolos femininos do Brasil", destacou o presidente da Casa.

Sobre a assinatura do convênio do Legislativo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gabriel reiterou que o objetivo é valorizar a cultura típica do gaúcho e os valores de identidade cultural regional a partir da realização de eventos e encontros no espaço Recanto Gaúcho Nico Fagundes.

Participaram da cerimônia os deputados Ernani Polo (PP), Frederico Antunes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Sérgio Turra (PP) e Giuseppe Riesgo (Novo); representantes do MTG e da Brigada Militar, cuja banda tocou os hinos nacional e rio-grandense, bem como o toque da vitória durante o acendimento do candeeiro.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Acendimento chama Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30