CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
CCDH recebe dados do IBGE sobre saúde física e mental de escolares do país
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 11:30 - 13/10/2021 - Foto: Divisão de fotografia
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Airton Lima (PL), promoveu na reunião virtual desta quarta-feira (13) a apresentação, no período de Assuntos Gerais, da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, PeNSE 2019, do IBGE, apresentada pelo doutor em Saúde Coletiva, Marco Antonio Ratzsch de Andreazzi. 

Na Ordem do Dia, a única matéria publicada recebeu pedido de vista do deputado Clair Kuhn (MDB): o parecer favorável da deputada Kelly Moraes (PTB) ao PLC 101/2019, da Defensoria Pública, que acrescenta o inciso XXIII ao art. 4 da Lei Complementar Estadual nº 14.130, de 19 de novembro de 2012, e dá outras providências. 

Logo em seguida, o tecnologista do IBGE, Marco Antonio de Andreazzi, apresentou os dados obtidos pela pesquisa, realizada em 2019 com adolescentes de escolas públicas e privadas do país através de questionário autoaplicado. Os questionários avaliaram diversos aspectos da saúde física e mental dos jovens, como alimentação, álcool, drogas e iniciação sexual, assim como o acesso à internet nas escolas e os reflexos das desigualdades regionais nos itens pesquisados. A consulta, cuja edição anterior foi em 2015, atendeu orientação da Organização Mundial de Saúde. 

Andreazzi observou que a primeira pesquisa, realizada em 2009, foi restrita às capitais e alcançou 60.900 escolares, e em 2019, numa ampliação de sua base, foram entrevistados jovens em 4.361 escolas e 1.288 municípios. O público alvo foi do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, radiografando o universo de 11,8 milhões de estudantes de 13 a 17 anos. Desse grupo, 50,7% são meninas e 49,3% meninos. A maioria (85,5%) frequenta escolas públicas, 10,1 milhões, e nas escolas privadas (14,5%) se concentram 1,7 milhão desses jovens. 

O doutor em Saúde Coletiva destacou aspectos que diferenciam os jovens entre as regiões do país, como o grau de escolaridade dos pais, que na rede pública é inferior e isso reflete nos filhos e nas condições dadas a eles. Também apontou para as diferenças no acesso à internet em casa, com o uso de computadores e notebooks, com inferioridade disparada do Norte e Nordeste em relação ao Sudeste e Sul do país, assim como a estrutura das escolas na rede de comunicação pública e privada. 

A pesquisa analisou o acesso dos jovens à oferta de merenda escolar e a qualidade dos produtos oferecidos, os hábitos e a frequência da prática de atividade física, identificando índice elevado de sedentarismo no grupo etário, uma característica igualitária em todo o país. Dado alarmante foi a repetição de resultado de pesquisa anterior que identificou o consumo precoce (antes dos 13 anos) de fumo, bebidas e drogas, com a alteração em 2019 das meninas experimentando mais o cigarro do que os meninos e a região Sul liderando essa prática nociva à saúde. Andreazzi recomendou atenção dos gestores públicos para estes dados, assim como os detalhes oferecidos pelos jovens sobre aspectos da saúde mental. Os dados da pesquisa podem ser acessados aqui

Os deputados Clair Kuhn (MDB) e Faisal Karam (PSDB) destacaram a importância do trabalho realizado pelo IBGE, em especial para orientar as ações governamentais voltadas para esse público. Presenças Registraram presença na reunião semanal os deputados Airton Lima (PL), presidente, e a deputada Sofia Cavedon (PT), vice-presidente; os deputados Gaúcho da Geral (PSD), Clair Kuhn (MDB), Jeferson Fernandes (PT), Faisal Karam(PSDB) e a deputada Luciana Genro (PT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos - Reunião Virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30