SAÚDE
AL sedia exposição fotográfica sobre Outubro Rosa e Novembro Azul
Olga Arnt - MTE 144323 | Agência de Notícias - 14:52 - 25/10/2021 - Foto: Vinicius Reis

O Parlamento gaúcho inaugurou, no início da tarde desta segunda-feira (25), a exposição de fotografia Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação é uma iniciativa conjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer e tem como objetivo incentivar a prevenção.

Além de fotografias de homens e mulheres que superaram o câncer, a mostra traz painéis com mensagens de incentivo ao autocuidado e apelo à realização dos exames preventivos. Cartilhas e folders alertando sobre a incidência da doença, fatores de risco, sintomas, mudança de estilo de vida e escolhas saudáveis estão à disposição dos visitantes da exposição, que ficará aberta até dia 5 de novembro no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha.

A procuradora da Mulher e presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, deputada Franciane Bayer (PSB), afirmou que o propósito do evento é chamar a atenção de todos os que ingressam na Assembleia sobre a importância de “prevenir doenças que têm altos índices de cura, desde que diagnosticadas e tratadas precocemente”. Ela alertou que a pandemia pode ter agravado o cenário no Rio Grande do Sul e no Brasil, na medida em que muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para fazer seus exames de rotina com medo de se infectarem com o novo coronavírus.

Material elaborado pelo mandato da parlamentar, à disposição da população, apresenta uma estimativa da incidência de novos casos de câncer no Brasil para o biênio 2021/2022 . Dados contidos no folder apontam 66.280 casos de câncer de mama, 20.470 de colo retal, 12.440 de pulmão e 11.950 da glândula tireóide. Lista também hábitos que devem ser incorporados ao cotidiano para prevenir à doença, como a realização de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e de carnes processadas.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, a presidente da Comissão de Saúde e Ambiente Ambiente, Zilá Breitenbach (PSDB), frisou que o papel do Parlamento é o de divulgar informações que colabore para que a sociedade adote uma conduta preventiva em relação à doença. Além disso, a deputada considera fundamental que a instituição esteja sempre atenta para saber se o número de exames disponíveis é suficiente para atender a demanda e se a população está tendo dificuldades de acesso a tratamentos efetivos para a doença.

Entre os materiais disponíveis para a população na exposição, está a Cartilha Câncer de Mama – Cuidados, Prevenção e Direitos Sociais, elaborado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com informações sobre sintomas e sinais, fatores de risco, estatísticas, formas de tratamento, leis que protegem os doentes e formas de exigir a concessão de benefícios e direitos.

Também participaram da abertura da exposição a deputada Fran Somensi (Republicanos), o deputado Edegar Pretto (PT) e o presidente da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Conrado Galo.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Exposição

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30