PROCURADORIA DA MULHER
Outubro Rosa: eventos na ALRS promovem conscientização sobre o tema
Fabiana Calçada* - MTE 18693 | PSB - 12:17 - 26/10/2021 - Foto: Vinicius Reis
O início da tarde desta segunda-feira (25) foi marcado pelo lançamento da exposição de fotografia Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação é uma iniciativa conjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, com o objetivo de incentivar a prevenção da doença.

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são leis estaduais instituídas no mandato estadual da atual deputada federal Liziane Bayer (PSB). No hall de entrada da Assembleia Legislativa, a mostra expõe fotos de homens e mulheres que superaram o câncer, além de conter painéis com mensagens de incentivo ao autocuidado e apelo à realização dos exames preventivos. Cartilhas e folders alertando sobre a incidência da doença, fatores de risco, sintomas, mudança de estilo de vida e escolhas saudáveis, também estão à disposição dos visitantes da exposição, que ficará aberta até o dia 5 de novembro no Espaço Carlos Santos. 

Hora de correr atrás do tempo
A procuradora da Mulher e presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, deputada Franciane Bayer (PSB), afirmou que o propósito do evento é chamar a atenção de todos os que ingressam na Assembleia sobre a importância de “prevenir doenças que têm altos índices de cura, desde que diagnosticadas e tratadas precocemente”. Ela alertou que a pandemia pode ter agravado o cenário no Rio Grande do Sul e no Brasil, na medida em que muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para fazer seus exames de rotina com medo de se infectarem com o novo coronavírus. O material, que foi elaborado pelo mandato da parlamentar, apresenta uma estimativa da incidência de novos casos de câncer no Brasil para o biênio 2021/2022. A cerimônia de abertura contou com a presença do assessor de comunicação da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Conrado Gallo e alguns parlamentares. 

Causa vira tema de seminário na Casa
Na sequência, aconteceu o Seminário Outubro Rosa: Mostra de Experiências e Retomada de Cuidados de Saúde das Mulheres. Também promovido pela procuradora Especial da Mulher e presidente da Frente Parlamentar que trata do tema, o encontro, que aconteceu no teatro Dante Barone, foi dividido em três painéis que abordaram o cenário atual do câncer de mama no Estado, a prevenção e apoio a mulheres com câncer além troca de experiências entre as instituições que impactam os municípios na causa.

O evento em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde foi mediado pela Eliana Bayer, e contou com a presença da secretária de Estado Adjunta da Saúde, Ana Costa, coordenadora do Núcleo Jurídico da FAMURS, Ana Paula Ziulkoski, secretária de Saúde de Nova Boa Vista e membro do COSEMS, Daiana Disingrini, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS, doutor Leônidas Machado, a gestora de marketing do IMAMA, Samsara Nyaya, a ex-presidente da Liga de Combate ao Câncer, Nelma Gallo, o assessor de comunicação da AAPECAN, Conrado Gallo, coordenadora do IBA de Pelotas, Janice Santos, a presidente da Amigas da Mama do Litoral de Imbé, Daiana Godoy, a presidente das Rosas guerreiras de São Lourenço do Sul, Fátima Colvara e a co-fundadora do Projeto Camaleão de Porto Alegre, Flavia Maoli.

* Colaboração de Adriana Schnitzer
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30