EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Demandas do Fórum de Aprendizagem Profissional serão levadas à Secretaria de Educação
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 11:30 - 16/11/2021 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS

Dirigentes do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) manifestaram preocupação com o andamento do Programa Jovem Aprendiz no Rio Grande do Sul, durante a reunião ordinária desta terça-feira (16) da Comissão de Educação, Cultura, Desporto Ciência e Tecnologia. Eles ocuparam o espaço dos Assuntos Gerais da reunião, por solicitação do deputado Carlos Búrigo (MDB).

Denise Gonzáles, uma das coordenadoras do  Fórum, revelou que há no estado uma demanda de 58.528 aprendizes, mas que apenas 39.160 estão contratados, faltando colocação para 19.368. Além de sensibilizar as empresas para que ocupem essa mão-de-obra, o movimento pleiteia que a rede estadual se envolva na aprendizagem profissional por meio de suas escolas técnicas.

O presidente do colegiado, deputado Carlos Búrigo (MDB), se comprometeu a agendar uma reunião com a secretária de Educação, Raquel Teixeira, e integrantes do Fórum para tratar do assunto.

Contratados por meio do Programa Jovem Aprendiz para trabalhar no contra turno escolar, os estudantes têm a carteira assinada, recebem meio piso regional, férias, 13º salário e vale-transporte.

Também no período dos Assuntos Gerais, o deputado Beto Fantinel  (MDB) solicitou que a comissão busque informações por escrito da Secretaria de Educação sobre a obrigatoriedade de máscaras por crianças com 3 anos. Os deputados Fábio Ostermann (NOVO) e Issur Koch (PP) e a deputada Fran Somensi (Republicanos) se somaram às preocupações do emedebista.

Audiência pública
Os deputados aprovaram também requerimento de audiência pública, apresentado pela deputada Luciana Genro (PSOL), para tratar da precarização estrutural das escolas estaduais indígenas. O encontro deverá ser híbrido e terá como convidados representantes das secretarias Estadual de Educação;, Secretaria Estadual de Obras e Habitação e Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI).

Presenças
Participaram da reunião as deputadas Fran Somensi (Republicanos), Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) e os deputados Vilmar Lourenço (PSL), Fábio Ostermann (NOVO), Issur Koch (PP), Luiz Marenco (PDT), Beto Fantinel (MDB) e o presidente do colegiado.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30