BALANÇO 2021
Irrigação foi um dos temas de destaque da Comissão de Agricultura
Vicente Romano - MTE 4920 | Agência de Notícias - 09:00 - 11/01/2022 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Vinicius Reis
Na última reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, ocorrida no dia 16 de dezembro, o presidente do Colegiado, deputado Adolfo Brito (PP) ,fez uma balanço das atividades do órgão técnico neste ano. Brito destacou a contribuição parlamentar para a elaboração do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e a abrangência de temas debatidos pelos parlamentares.

"O governo anunciou cerca de R$ 300 milhões em investimentos para o setor. Entre as áreas abrangidas pelo Programa Avançar, estão a irrigação, que contará com o maior aporte, de R$ 201 milhões, para a construção, expansão e adequação de reservatórios de água e poços artesianos. Enfim, o Executivo ouviu grande parte de nossas sugestões, apresentadas no relatório da Subcomissão da Irrigação", ponderou.

Brito citou outro fato relevante para o setor rural ocorrido em 2021, com interferência histórica da Comissão de Agricultura: o reconhecimento do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. "Um momento de celebração pelo trabalho efetivo de governadores, secretários, parlamentares e servidores ao longo de muitos anos e que certamente trará mais desenvolvimento para a agropecuária do RS", avaliou.

Debates
Em 2021, a Comissão de Agricultura, promoveu onze audiências públicas, realizou 39  reuniões ordinárias e quatro extraordinárias. Entre os temas debatidos, o presidente Brito destacou aqueles que trataram de assuntos diretamente ligados a falta de água, causada pela estiagem, como investimentos em irrigação, construção de poços artesianos, açudagem e redes de água. 

Além destes, o presidente da Comissão citou outros temas, como a invasão das palometas na bacia do Rio Jacuí; regularização fundiária e obtenção de créditos emergenciais. "A atuação dos deputados em 22021 foi, entre outras preocupações, a de ajudar na superação de problemas relacionados a estiagem, a pandemia e a crise econômica", salientou. 

Brito lembrou, ainda, da inexistência de acesso asfáltico em municípios do interior. "A presença do secretário Juvir Costella, para tratar do assunto, foi, sem dúvida, importantíssima para várias destas comunidades rurais", classificou.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo é presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP) e tem Ernani Polo (PP) como vice-presidente. Integram o colegiado as deputadas Patricia Alba (MDB) e Zilá Breitenbach (PSDB), e os deputados Aloísio Classmann (PTB), Capitão Macedo (PSL), Carlos Búrigo (MDB), Dr.Thiago Duarte (DEM), Elton Weber (PSB), Luiz Marenco (PDT), Paparico Bacchi (PL) e Zé Nunes (PT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, reunião ordinária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30