DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Assembleia entrega Troféu Mulher Cidadã em sessão solene nesta quarta-feira
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 10:15 - 09/03/2022 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Thanise Melo
Durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada nesta quarta-feira (9), ocorrerá a entrega do Troféu Mulher Cidadã para personalidades femininas que se destacaram em áreas como a defesa dos direitos da mulher e combate à violência doméstica, ações comunitárias em favor das mulheres, educação, cultura, promoção da participação política das mulheres, saúde e profissionalização. As indicações das bancadas para a premiação anual do Legislativo foram feitas pelas nove deputadas estaduais, sendo que nesta 25ª edição ocorrerá a entrega da premiação também às indicadas em 2021, uma vez que o evento não foi realizado em virtude da pandemia de Covid-19. 

As nove indicadas para o recebimento do prêmio em 2022 são as seguintes personalidades femininas: 

Pela Atividade Comunitária em prol da Mulher, receberá o troféu a presidente da Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral, a advogada Daiana Gonzalez Esqueci Godoy, com atuação nos movimentos Outubro Rosa do litoral. Em Imbé, promoveu o projeto Saúde da Mama é 10, que forneceu mamografias para mulheres no Litoral Norte. Como advogada voluntária atuou no projeto Mulheres Lilás nos Bairros, em palestras sobre os direitos das mulheres e violência doméstica. A indicação foi da deputada Kelly Moraes (PTB). 

Pela Defesa dos Direitos da Mulher e Combate À Violência Contra A Mulher, o troféu será entregue para Simoni Santos, campeã mundial de MuayThai em 2019, na Tailândia. Ela atua em Porto Alegre como voluntária, ensinando técnicas de defesa pessoal para meninas, partilhando sua experiência de superação e resiliência. Foi indicada pela deputada Franciane Bayer (PSB).

Pela Economia solidária, agricultura e agroecologia, receberá o troféu a dirigente do Movimento dos Sem Terra no RS, Salete Maria Carollo. Com formação em direito e administração, ela responde pela direção do MST/RS nas áreas do Setor de Produção e Gênero e também pela direção nacional do Movimento no RS. Ela vive numa Agrovila, atua pela saúde e defende um Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com Soberania Alimentar. A indicação foi da deputada Sofia Cavedon (PT).

Pela Educação da Mulher receberá o troféu a educadora social Mara Bueno da Rosa, que atua no bairro Restinga, em Porto Alegre. Ela desenvolveu projetos sociais na sua comunidade, como o Cantinho da Leitura, que funciona em seu próprio apartamento e onde alfabetiza crianças e adolescentes de famílias da localidade que não dispõem de serviços básicos como transporte público próximo de suas residências, o  que torna muito precário o acesso destas pessoas à escola. Foi indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL). 

Pela Mulher Empreendedora, o troféu será entregue para a empresária e administradora de empresas Analice Carrer. Ela preside o Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Garibaldi, e atuou como empreendedora com uma carreira marcada pelo pioneirismo. Foi vice-presidente da FEDERASUL, presidente do Comitê Regional Serra Gaúcha do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, e a primeira mulher a comandar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. A indicação foi da deputada Fran Somensi (Republicanos). 

Para a Mulher na luta pela Inclusão Social o troféu será entregue para a religiosa Irmã Adelide Canci, formada em Teologia, Filosofia e Pedagogia, com especialização em supervisão escolar. Desenvolveu projetos junto à juventude rural, mulheres da roça e sindicato dos trabalhadores rurais. Atualmente é Diretora-Presidente do Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, atua como estudiosa sobre o Transtorno de Espectro Autista, conscientizando a comunidade e familiares sobre o tema. Foi indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB).  

Pela Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher receberá o troféu a empresária do ramo supermercadista de Alvorada, coautora do livro Liderar e Conectar Pessoas, Miriam Graciela Prediger Mainard. MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Liderança, desenvolveu o Projeto Só Para Mulheres, de formação e qualificação técnica de profissionais. A indicação foi da deputada Any Ortiz (Cidadania). 

Pela Promoção e Participação Política da Mulher receberá o troféu a professora da Rede de Ensino de Campo Bom, graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Inclusiva, Gênifer Graziela Siebel Engers. Ela é professora da rede municipal de ensino, vereadora e presidente da Ação da Mulher Trabalhista. Atua no combate à violência contra a mulher, no amparo às vítimas, e na diminuição das desigualdades. Foi indicada pela deputada Juliana Brizola (PDT). 

Pela promoção da Saúde, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de  Cachoeira do Sul, Marcia Helena Ritzel Tischler. Ela atua no município em campanhas de  prevenção ao câncer de mama, buscando oferecer às assistidas próteses, medicação, perucas, assistência psicológica, jurídica, assistência alimentar, doações de vestuário às pessoas carentes com recursos arrecadados em atividades sociais e por meio de doações. Foi indicada pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB). 

Personalidades femininas indicadas em 2021:
 
A ex-deputada Maria Helena Sartori, do MDB, professora aposentada com formação em Filosofia e pós-graduada em História. Natural de Caxias do Sul, onde iniciou sua carreira política, atua pela ampliação de políticas sociais e de igualdade de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. Foi indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB). 

A presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Oliveira Clausell, é formada em medicina com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em cardiologia. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. A indicação foi da deputada Juliana Brizola (PDT). 

A supervisora e professora com pós-graduação em Psicomotricidade Relacional e Psicopedagogia, ex-vereadora pelo município de Cachoeirinha por dois mandatos, Jacqueline Camargo dos Santos. Atuou na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Administração e na Assessoria Pedagógica e Especial de Programas e Projetos deste município. Foi indicada pela deputada Any Ortiz (Cidadania). 

A professora e médica com Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Jane Margarete Costa. Exerce suas atividades na área médica pautada no controle de infecções hospitalares e no enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Atua pelo esclarecimento da população, por meio de debates públicos tanto quanto à prevenção da enfermidade como no combate às fake news. Foi indicada pela deputada Sofia Cavedon (PT). 

A professora com formação em Ciências Biológicas e Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, Erica Zang Michaelsen. Atuou como Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, como Secretária do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselheira Tutelar, dentre outras atividades pelo município de Nova Petrópolis. A indicação foi da deputada Fran Somensi (Republicanos). 

A doutora em Liderança Transformacional, Ana Paula Soares Costa Togni, atua na capacitação de homens e mulheres empreendedores na abertura e acompanhamento de seus negócios. Fundadora e Presidente da OSC Associação Rede Brilhe, em Porto Alegre, cuja missão é capacitar mulheres em suas esferas de influência para que cumpram seus propósitos na sociedade. Indicada pela deputada Franciane Bayer (PSB). 

A coordenadora-executiva do projeto Portal para os Clubes Sociais Negros (ABPN), Giane Vargas Escobar. Pesquisadora e responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu de Maio de Santa Maria, 1° museu da cultura afro-brasileira do Estado do Rio Grande do Sul. Idealizadora do projeto Mulheres Poderosas e Empoderadas, que visa o resgate das histórias das antigas rainhas negras do clube 24 de agosto de Jaguarão. Foi indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL). 

A premiação
Instituída pela RES 2.703/1997, e suas atualizações, as bancadas partidárias podem realizar indicações de candidaturas ao Troféu Mulher Cidadã 2021 nas seguintes categorias:
  • Atividade Comunitária em Prol da Mulher
  • Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Contra a Mulher 
  • Educação da Mulher.
  • Mulher na Cultura
  • Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher.
  • Promoção da Participação Política da Mulher.
  • Saúde da Mulher

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Troféu Mulher Cidadã

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30