PLENÁRIO
Pronunciamentos na tribuna nesta quinta-feira
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:24 - 23/06/2022 - Foto: Paulo Garcia

Confira o resumo dos pronunciamentos durante o período das Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (23). A íntegra pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

Luciana Genro (PSOL) prestou homenagem à Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Poente, de Canoas, pela passagem de seu aniversário de 90 anos. Ela elogiou o empenho da direção, professores, pais e alunos para manter a instituição longe da situação de precariedade que marca grande parte da rede estadual de ensino e revelou que a comunidade escolar luta para conseguir uma quadra esportiva coberta. “Nos dias de chuva, não há como ter aula de educação física”, afirmou a parlamentar, que visitou a escola e participou de um podcast, produzido pelos próprios estudantes. “É um projeto criativo, que permite que os alunos expressem suas opiniões, falem de suas vivências e levem convidados para serem questionados”, contou a deputada.

Sofia Cavedon (PT) criticou as alternativas apresentadas pelo governo federal para fazer frente à alta dos combustíveis. Para a petista, a redução do ICMS vai penalizar os estados e impactar negativamente áreas essenciais, como a educação. “Na verdade, a proposta retira orçamento dos estados com a promessa de compensação. Hoje, o Rio Grande do Sul sofre as consequências das desonerações da Lei Kandir, que também seriam ressarcidas, mas os valores que voltaram são muito menores do que o montante do qual o estado abriu mão”, apontou. Sofia afirmou que a Petrobras não precisa ter lucros extraordinários para distribuir aos seus acionistas e lembrou que, durante os governos do PT, a gasolina e o gás de cozinha tiveram preços estáveis e, mesmo assim, a estatal lucrou. “É preciso lembrar que o governo federal é o principal acionista com 50,3% das ações e os demais são bancos e as famílias ricas”, destacou.


© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30