Confira o resumo dos pronunciamentos durante o período das Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (23). A íntegra pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.
Luciana Genro (PSOL) prestou homenagem à Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Poente, de Canoas, pela passagem de seu aniversário de 90 anos. Ela elogiou o empenho da direção, professores, pais e alunos para manter a instituição longe da situação de precariedade que marca grande parte da rede estadual de ensino e revelou que a comunidade escolar luta para conseguir uma quadra esportiva coberta. “Nos dias de chuva, não há como ter aula de educação física”, afirmou a parlamentar, que visitou a escola e participou de um podcast, produzido pelos próprios estudantes. “É um projeto criativo, que permite que os alunos expressem suas opiniões, falem de suas vivências e levem convidados para serem questionados”, contou a deputada.
Sofia Cavedon (PT) criticou as alternativas apresentadas pelo governo federal para fazer frente à alta dos combustíveis. Para a petista, a redução do ICMS vai penalizar os estados e impactar negativamente áreas essenciais, como a educação. “Na verdade, a proposta retira orçamento dos estados com a promessa de compensação. Hoje, o Rio Grande do Sul sofre as consequências das desonerações da Lei Kandir, que também seriam ressarcidas, mas os valores que voltaram são muito menores do que o montante do qual o estado abriu mão”, apontou. Sofia afirmou que a Petrobras não precisa ter lucros extraordinários para distribuir aos seus acionistas e lembrou que, durante os governos do PT, a gasolina e o gás de cozinha tiveram preços estáveis e, mesmo assim, a estatal lucrou. “É preciso lembrar que o governo federal é o principal acionista com 50,3% das ações e os demais são bancos e as famílias ricas”, destacou.