SAÚDE
Frente parlamentar realiza encontro regional em David Canabarro
Irineu Fontela - MTE 17690 | PL - 18:10 - 11/09/2019 - Foto: Antonio Grzybowski

David Canabarro sedia na próxima sexta-feira (13) o sétimo encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O debate que fomenta a inserção das PICS como meio para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população, ocorre na Casa de Cultura Domingos Bresolin, às 14h. Participam do encontro autoridades, lideranças, profissionais da área de saúde e terapeutas do município anfitrião, além de representantes de Casca, Ciríaco, Gentil, Mato Castelhano, Muliterno, São Domingos do Sul, São Jorge e Vanini.

Na ocasião o presidente da frente parlamentar das PICS, deputado Paparico Bacchi (PL), vai entregar às autoridades uma sugestão de projeto de lei que tem como objetivo consolidar uma política pública de saúde e não somente um projeto de governo. Por meio da proposta as administrações municipais podem garantir recursos específicos como fomento para as 29 práticas integrativas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O parlamentar também realiza no encontro a palestra com o tema “Quantos anos você quer viver?”, que propõe uma reflexão sobre como as pessoas estão cuidando da sua saúde para ter mais longevidade. De acordo com o deputado, é fundamental inverter a lógica de tratar somente a doença.

“O poder público deve investir recursos nas iniciativas que atuam de forma preventiva. As pessoas estão angustiadas, depressivas e estressadas, consumindo cada vez mais medicamentos – que em muitos casos tem efeitos colaterais. Vamos mostrar que é possível viver mais e melhor, implementando hábitos mais saudáveis e naturais. Neste contexto, é fundamental que os gestores públicos integrem os terapeutas na rede de saúde municipal para ajudar a salvar vidas”, salienta Paparico Bacchi.

As PICS utilizam técnicas naturais com base em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção e tratamento integrado com a medicina convencional para diversas doenças. Os resultados positivos proporcionados pelas práticas são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estimula a inserção das práticas na rede pública de saúde dos estados e municípios.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30