SAÚDE
Reunião incial do grupo de trabalho pela transparência dos recursos destinados a Covid-19
Luciano Medina Martins - MTE12262 | DEM - 19:24 - 30/07/2020 - Foto: Reprodução / ALRS
Deputado Dr.Thiago Duarte mediou o debate na primeira reunião
Deputado Dr.Thiago Duarte mediou o debate na primeira reunião
Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu a primeira reunião do Grupo de Trabalho formado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que tem por objetivo a "fiscalização das ações de emergência de saúde, decorrente do Coronavírus (Covid-19), pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre". A iniciativa é dos deputados Tiago Simon (MDB) e Dr. Thiago Duarte (DEM). A exemplo da sessão plenária a reunião aconteceu eu uma sala virtual e contou com a presença do diretor do Simers Dr. Eduardo Dias, do vice-presidente do Cremers, Dr. Eduardo Trindade, do Coordenadora do Núcleo de Estudos do HPS, Dra. Niura Dri, do diretor geral do Tribunal de Contas do Estado do RS, Dr. Cézar Luciano Filomena, Coordenadora Adjunta do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula de Lima, Assessora do Ministério Público de Contas do RS, Dra. Isadora Formenton Vargas.

Em pouco mais de uma hora de reunião foram tratados temas como os objetivos, metodologia, cronograma de atividades pauta da próxima reunião, que deve acontecer semana que vem. Os valores recebidos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre é um dos objetivos no tange a transparência das políticas públicas, não existe consenso sobre o valor. "Não há um número exato. A apuração do valor recebido em seu total. Realmente o levantamento dos valores parece fundamental quanto ao total de recursos e como foram aplicados" explicou o deputado Tiago Simon. Queremos esclarecer dúvidas, tecnicamente, temos aqui Cremers, Simers, Ministério Público de Contas entre outras entidades. Queremos trazer a luz da sociedade gaúcha o que realmente está acontecendo. Quais são os reais valores? Queremos ouvir as entidades?, completou deputado Dr. Thiago Duarte que também manifestou o objetivo de visitar hospitais. "Queremos visitar os hospitais fechados. Beneficência Portuguesa, Álvaro Alvin e Parque Belém. Neste contencioso já teríamos mais de 550 leitos clínicos e 50 de UTI, que colocaria PoA em outro patamar para enfrentar o Coronavírus" explicou o médico e deputado Dr. Thiago.

O primeiro a se manifestar entre as entidades foi Dr. Eduardo Neubarth Trindade, representando o Cremers, "Queremos sugerir para o gestor municipal rumos, para corrigir eventuais erros. O Conselho Estadual de Medicina está a disposição. A prefeitura avaliou que faltariam médicos intensivistas. O que nos preocupa são estratégias equivocadas" explicou Trindade. Dr. Eduardo Dias do Simers foi taxativo quanto a disponibilidade de médicos, "a gente não tem falta de médicos no RS e em Porto Alegre". Dias alertou para a necessidade de remanejo de de se observar as especialidades e experiência de cada profissional e alertou que "A baixa oferta de remuneração leva os médicos para fora de  Porto Alegre. Vão trabalhar em outros estados, São Paulo, temos exemplos disso entre os muito qualificados. Baixas remunerações afastam os profissionais", insistiu. O diretor geral do Tribunal de Contas do Estado do RS se colocou à disposição para colaborar, "como nós somos um órgão de controle nossa participação é de suporte técnico, estamos a disposição. Estaremos sempre presentes" explicou Dr. Cézar Luciano. Dr. Cezar Sulzbach, procurador do município lembrou a importância da transparência, "nosso objetivo é a transparência. A origem dos recursos e o uso dado a eles. A partir da identificação e destinação dos valores poderemos avaliar a política pública de combate à pandemia". A coordenadora do núcleo de estudos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre é cirurgiã nesta instituição, Dra. Niura Dri chamou a atenção para a falta de insumos básicos "A gente não consegue ver a distribuição de verbas para os insumos que precisamos. No HPS recebemos poucas máscaras, o que é um insumo básico. Não conseguimos ver estes recursos em insumos para o atendimento e proteção dos profissionais".

A reunião foi transmitida pelo YouTube no canal da TV Assembleia Legislativa. A expectativa é de que semana que vem, no mesmo dia e horário, aconteça a próxima reunião, cada entidade convidada deve fazer uma apresentação do que conseguiu colecionar de elementos, "queremos ouvir as entidades" explicou o deputado Dr. Thiago Duarte. 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Saúde e Meio Ambiente, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CONTRIBUINTE E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30