MANDATO
Projeto sobre o Planejamento Familiar tem novo relator
Luciano Medina Martins - MTE12262 | DEM - 17:15 - 16/09/2020 - Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta (16) na sessão da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) foi votado o parecer da deputada Silvana Covatti (PP), lido na sessão de 9/9/2020 e não votado naquela sessão passada por "pedido de vistas" do deputado Edgar Pretto (PT), ao PL143. "Este projeto de lei ficou quase um ano na CCJ" lembrou o proponente Dr. Thiago Duarte (DEM).

O parecer favorável ao projeto apresentado pela deputada Silvana Covatti (PP) do Projeto de Lei 143/2019, proposto pelo deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), que dispõe sobre o planejamento familiar no Estado – recebeu seis votos favoráveis dos deputados Gerson Burman (PDT), Neri O Carteiro (Solidariedade), Luis Augusto Lara (PTB), Franciane Bayer (PSB), Vilmar Lourenço (PSL) e do próprio proponente e presidente da Sessão Ordinária, Dr.Thiago Duarte (DEM). Os votos contrários ao parecer foram dos deputados Valdeci Oliveira (PT) e Edegar Pretto (PT). Devido a situações inerentes a uma sessão realizada a distância, pela internet: dos 8 presentes, conforme a reportagem oficial, somente 7 votaram neste relatório. O relatório foi aprovado, mas sem o quórum mínimo, o que obriga a que outro relatório seja elaborado e apresentado.

Diante do resultado inconclusivo, uma vez serem necessários no mínimo sete votos numa direção ou noutra, a proposição receberá novo parecer, agora do deputado Luís Augusto Lara (PTB) quem tem 7 dias para produzir um novo parecer, prorrogáveis por mais 7 dias, para que aconteça nova votação.
"O planejamento familiar é um tema emblemático e, não é nada mais nada menos, do que a escolha livre e consciente de homens e  mulheres de forma independente sobre quando vão ter filhos, como vão ter filhos e quantos filhos vão ter", explicou Dr. Thiago. "A população deve ter a sua disposição toda a gama de métodos contraceptivos, incluindo os mais modernos, isto já acontece em alguns municípios do RS", completou Dr.Thiago."O PL 143 quer dar acesso a um direito constitucional", concluiu o parlamentar proponente do projeto de lei.

Morosidade
Sobre a morosidade no trâmite de projetos de lei o deputado Dr. Thiago comentou: "Esse é o meu primeiro projeto que consegui saísse da CCJ, espero que não seja o único. Levou um ano para sair da CCJ. Esse é um cuidado que os deputados devem ter, eu tenho dois projetos para dar parecer e os dois pareceres estão prontos. Devemos primar pela agilidade dos projetos na Casa, norteados pelo interesse público que cada projeto de lei traz consigo.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30