MANDATO
Dep. Marenco participa de debate sobre a Semana da Alimentação RS 2020
Mariana Pires - MTE 14286 | PDT - 20:05 - 16/10/2020 - Foto: Reprodução / ALRS
Na tarde desta sexta-feira (16), o deputado Luiz Marenco (PDT), autor da Lei nº 15.390, que dispõe sobre a doação e a reutilização de gêneros alimentícios e excedentes de alimentos no Estado do Rio Grande do Sul, participou dos debates da Semana Estadual da Alimentação, justamente no Dia Mundial da Alimentação e Dia Estadual da Alimentação Saudável.

O evento promovido pelo Fórum Estadual de Segurança Alimentar Adicional Sustentável - Fesans, Emater RS, Conselho de Segurança Alimentar Adicional Sustentável - Consea, Conselho de Nutricionistas da Segunda Região – CRN2 e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está sendo realizado virtualmente em função do afastamento social. No período de 1h22min, sete debatedores levantaram questões importantes sobre o tema, tais como legislações municipais, estadual e federal. Entre eles é consenso de que a pandemia do novo coronavírus agravou a fome em todo o país e precisa ser encarada com atenção especial.

Marenco foi enfático, ao se referir a lei de sua autoria, que é urgente a necessidade de que ela seja regulamentada pelo Executivo estadual para que ela possa efetivamente vigorar e sentenciou: “as vezes eu fico triste que gente precise fazer uma lei, quando a consciência humana deveria ter mais comunhão e ajudar aos que mais necessitam.” Porém, reforçou que sua lei permite a reutilização dos excedentes de alimentos com todos os protocolos higiênicos e segurança alimentar, o que proporciona atender uma parcela carente da população e dar respaldo jurídico aos possíveis doadores.

O deputado registrou o lamentável número das pesquisas que acusam que 218 mil pessoas vivem em extrema pobreza no estado. Ressaltou a importância de se observar o agravamento da crise alimentar na pandemia, inclusive citou a dificuldade que os profissionais da cultura vem enfrentando pelo cancelamento dos eventos e ausência de trabalho à esta classe que atua autonomamente. Ele também levantou outra questão que tem sido pauta de seu trabalho no Legislativo Gaúcho: afirmou que é fundamental cuidar das lavouras rio-grandenses e defendeu a redução de uso de agrotóxicos, para que se possa levar alimentos mais sadios à mesa da população.

Também participaram do debate Sarai Brixnel, da Rede Soberania, Lisete G. Souza, do Consea RS e Agan, Juliano Sá, do Consea RS, Eliane, do Fesans, Letícia Simon, de Caxias do Sul e Carolina Breda, do Consans e Usans.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião do governador com deputados estaduais, encontro virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30