MANDATO
Deputada Fran Somensi defende inclusão da Educação como atividade essencial no estado
Anderson Barros - MTE 19732 | Republicanos - 15:51 - 23/02/2021 - Foto: Divulgação Gabinete
Projeto de Lei 144/2020 está na pauta de votação da próxima terça-feira, dia 02. Se passar, mesmo em municípios cuja a classificação esteja na bandeira preta será possível seguir com as aulas presenciais.

O projeto de Lei número 144/2020, que a princípio previa a inclusão de atividades relacionadas à educação física como serviço essencial, recebeu uma emenda para que toda a educação do estado também seja classificada em tal critério. Assim, municípios classificados no sistema de distanciamento com bandeira preta poderão seguir com as atividades educacionais funcionando seguindo todos os protocolos pertinentes.

A emenda ao PL 11/2020 foi apresentada pelo deputado Fábio Ostermann (NOVO) e prontamente aceita pela deputada Fran Somensi (REPUBLICANOS), autora da Lei, e que considera uma medida plausível, já que na opinião da deputada é preciso ter um olhar diferenciado para o setor.

“Acredito que seja a hora das crianças voltarem para a escola, e mais do que isso, precisamos que o processo educacional tenha continuidade. É complicado a escola atender de forma presencial em uma cor de bandeira e remotamente em outra. As crianças ficam confusão e isso prejudica o aprendizado. Com o Projeto, é possível que as escolas e os alunos consigam se organizar melhor”, explica Fran.

A deputada, que agora também faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, reforça que é muito importante a colaboração de todos para que a medida seja implementada com segurança. “Já estamos há um ano tratando do problema da pandemia, as crianças, os pais, e professores já tem domínio completo dos cuidados que são necessários. Precisamos dar um voto de confiança para eles. Se todos colaborarem, seguindo os itens de segurança que foram propostos, é possível sim ter segurança nas salas de aula”, finaliza.

O PL 144/2020 é o primeiro da pauta que será votada na Sessão do dia 2 de março. Para que passe na Assembleia e vá pra sanção do Governador Eduardo Leite é necessária maioria simples. Ou seja, a metade dos deputados presentes mais um. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30