CPI DOS COMBUSTÍVEIS
Lajeado e Bento têm maior índice de adulteração
Marta Sfreddo | Agência de Notícias - 15:56 - 05/12/2005
Informação é do engenheiro Paulo Fernando Boamar
Informação é do engenheiro Paulo Fernando Boamar
Postos de combustíveis de municípios como Lajeado e Bento Gonçalves, e os localizados na área central de Porto Alegre, são os que mais apresentam adulterações nos produtos. De acordo com o presidente do Comitê Sul-Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis, engenheiro Paulo Fernando Boamar, enquanto a média nacional de alteração no álcool é 6,6%, nas áreas referidas pode chegar até 11,5%, sendo que o índice do Rio Grande do Sul é de 3,5%. Boamar é o primeiro a ser ouvido pela CPI dos Combustíveis na tarde desta segunda-feira (5), presidida pelo deputado Kanan Buz (PMDB). O engenheiro está apresentando levantamento realizado pela entidade para avaliar a qualidade da gasolina, do álcool e do diesel que chegam ao consumidor.

Estudos do mês de outubro apontam que a média de adulteração de gasolina no Estado é de 0,80%, enquanto no Brasil o índice fica em 3,80%. Apenas 0,90% do diesel comercializado é alterado; no país, o número chega a 3,30%.

Adulterações na gasolina, sonegação e alterações no álcool e a venda ilegal de diesel são os principais problemas enfrentados pelo mercado de combustíveis, conforme Boamar. Segundo ele, a entidade vem percorrendo postos de várias regiões do Estado para avaliar o produto vendido. Em 2004, de 51 postos visitados no Rio Grande do Sul 39 foram autuados por falta de informação ao consumidor e de documentação como notas fiscais. Neste ano já foram vistoriados 38 estabelecimentos e 21 autuados.  

Os deputados devem ouvir ainda nesta tarde o diretor da Receita Estadual, Luiz Antônio Bins, e o fiscal de tributos estaduais Enio Nallen. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) não enviou nenhum representante e alegou não ter havido tempo hábil para reunir materiais para apresentação à CPI. O presidente da comissão adiantou que a vinda de um representante da ANP na próxima segunda-feira (12) está sendo negociada. A reunião está acontecendo na sala José Antônio Lutzenberger, no 4º andar.
 
 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
FRENTE PARLAMENTAR
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30